Saúde: Estado entrega ampliação do Hospital Luzia de Pinho Melo neste sábado

Hospital passou por reforma completa e já na inauguração terá praticamente o dobro de leitos

sex, 27/08/2004 - 12h33 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, inaugura neste sábado, às 10h, as obras de reforma e ampliação do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes.

Com investimento de R$ 37 milhões, o hospital terá a partir já da inauguração 102 leitos, 43 a mais do que sua capacidade atual. Com sua capacidade total implantada, passará para 309, cinco vezes mais que os 59 atuais.

Logo na entrada do hospital pode-se ver o que mudou. O pronto-socorro cresceu e foi dividido para atender adultos e crianças com entradas independentes. Nessa ala também se encontram as áreas reservadas para os novos aparelhos de raios-X, oxigênio, nebulizadores e outros equipamentos para o atendimento de casos de urgência e emergência.

Além disso, para maior comodidade dos pacientes e seus acompanhantes, o PS recebeu novos berços hospitalares, leitos, macas, cadeiras estofadas e cadeiras de rodas.

Ainda no primeiro andar também foram ampliadas as salas dos ambulatórios e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que ganharam mais 10 leitos – totalizando 9 infantis e 7 para adultos. O centro cirúrgico terá no total seis salas modernas e com equipamentos de última geração.

O segundo andar do hospital será ocupado por profissionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para a realização de procedimentos de alta complexidade. Um convênio já assinado garantirá a ativação desses serviços de forma progressiva. Ainda este ano serão ativadas as áreas de psiquiatria, cirurgia ambulatorial e laboratório, que deve realizar cerca de 420 mil exames até o fim do ano.

‘O papel do novo Luzia de Pinho Melo será de extrema importância para o Alto Tietê. A expectativa é que com a capacidade ampliada o hospital acabe ajudando as outras unidades da região, contribuindo para melhoria do atendimento’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O hospital Luzia de Pinho Melo chega aos 13 anos como uma referência de atendimento para 2,5 milhões de pessoas da região do Alto Tietê, que compreende os municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema.

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo fica na avenida Manoel de Oliveira, s/nº – Mogilar.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde