Saúde: Estado deverá vacinar 200 mil crianças da região do ABC contra a paralisia infantil

Primeira fase da campanha de vacinação será realizada neste sábado, dia 5

qui, 03/06/2004 - 12h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 200 mil crianças com menos de cinco anos nas duas fases da Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) no Grande ABC. A primeira fase da imunização acontecerá neste sábado, 5 de junho – a segunda em 21 de agosto. A meta, como nos anos anteriores, equivale a 95% das 210 mil crianças nesta faixa etária na região. Em todo o Estado a meta de vacinação é de 3,1 milhões de crianças.

Na campanha deste ano cerca de 14 mil postos estarão à disposição da população em todo o Estado. O boneco Zé Gotinha, mascote da campanha, está convocando as crianças em visitas às cidades.

A meta de vacinação para a cidade de Diadema é 37.386. Mauá, 34.760. Ribeirão pires, 8.600. Rio Grande da Serra, 3575. Santo André, 48.436, São Bernardo do Campo, 57.620. São Caetano do Sul, 8.100.

Na primeira etapa campanha, em junho, as crianças receberão, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B. Na segunda etapa, em agosto, serão aplicadas as vacinas contra a poliomielite e tríplice viral, reforçando a imunização contra o sarampo.

A vacina contra a pólio é segura e as reações alérgicas são extremamente raras. No ano passado a Secretaria conseguiu vacinar 96,8% das crianças com menos de cinco anos no Estado, ou seja,cerca de 3,2 milhões.

O último caso registrado da doença no Estado de São Paulo ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio. No Brasil a doença está erradicada há 15 anos, sendo que os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e Paraíba.

‘A poliomielite é grave e todos os pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de vacinação nos dois dias da campanha’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A poliomielite é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia. Qualquer caso da doença deve ser imediatamente notificado para a vigilância epidemiológica da região.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.