Saúde: Estado de São Paulo realiza ‘Dia D Contra a Dengue’

Objetivo é desencadear uma ação contínua de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

sáb, 23/11/2002 - 11h01 | Do Portal do Governo

Este sábado, 23 de novembro foi eleito o ‘Dia D Contra a Dengue’. O objetivo é mobilizar a sociedade, não apenas para esta data, mas para um trabalho contínuo de eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

As escolas estão abertas à comunidade para atividades. Todos os alunos das escolas estaduais e de muitas municipais desenvolvem trabalhos ligados ao tema e foram convidados a colaborar no combate ao mosquito.

O risco de uma epidemia no próximo verão existe e a tendência é de aumento dos casos da forma mais grave da doença, a hemorrágica, que pode levar à morte. Os números da dengue são alarmantes. Para se ter uma idéia, o mosquito Aedes aegypti está presente em 100 países, onde vivem 2,5 bilhões de pessoas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 80 milhões de pessoas se infectem anualmente em todo o mundo, causando aproximadamente 500 mil internações e 20 mil mortes por ano. O comportamento da doença no Brasil tem seguido a tendência apresentada na América Central, Caribe e Sudeste Asiático. Embora o número de pessoas infectadas seja menor, os casos graves são mais comuns.

Em São Paulo, foram registrados 51 mil casos em 2001. Esta ano, foram 40 mil, no entanto, o número de casos de dengue hemorrágica, que no ano passado foi de cinco, este ano subiu para 19, com seis mortes.

Cíntia Cury