Saúde: Estado de São Paulo comemora queda de 88% nos casos de dengue

Secretaria da Saúde mantém ações de combate à dengue durante todo o ano

qui, 24/06/2004 - 16h40 | Do Portal do Governo

A incidência dos casos de dengue em São Paulo diminuiu 88% de janeiro a maio em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 2.244 casos contra 19.359 em 2003. Os cinco primeiros meses do ano são considerados a época mais favorável à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. No ano passado, 95% dos registros ocorreram nesse período.

A Secretaria da Saúde mantém ações de combate à dengue durante todo o ano, porém intensifica a campanha no verão, quando há maior concentração de ocorrências. Nessa época, por causa das chuvas, há armazenamento de água em quintais, ruas e terrenos abandonados, locais ideais para a proliferação do mosquito.

“Mesmo com a redução expressiva de casos, temos de manter vigilância permanente. Não podemos dar trégua à dengue e o apoio da população e dos municípios é fundamental para afastar a doença do Estado”, afirma o secretário da pasta, Luiz Roberto Barradas Barata, que comemora a vitória contra o Aedes aegypti neste ano.

O município com maior número confirmado foi Potim, no Vale do Paraíba, com 557 registros. Mas a cidade já demonstra redução de incidência. No último mês nenhum caso foi registrado. São Vicente somou 550 ocorrências, e Santos, 331.

Da Agência Imprensa Oficial