Saúde: Estado dá a largada na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Primeira reunião definiu parcerias

qua, 21/05/2003 - 14h48 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde deu o pontapé inicial, nesta quarta-feira, dia 21, para a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) em São Paulo. Em reunião com possíveis parceiros, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde foram feitos os primeiros contatos para tornar a campanha um sucesso.

A meta da Secretaria é vacinar 95% das 3,5 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o Estado, como tem acontecido há três anos. Somente na Capital, estima-se que um milhão de crianças tenham idade para receber a vacina.

Para atingir a meta de imunização, a Secretaria da Saúde está firmando parcerias com empresas privadas e órgãos públicos, que poderão fazer desde trabalho voluntário na divulgação da campanha até confecção de material de divulgação do evento.

A campanha de vacinação terá duas fases, nos dias 14 de junho e 23 de agosto. As crianças com menos de cinco anos deverão tomar as duas doses da vacina. Crianças que tomam a vacina regularmente também devem receber as gotinhas extras durante a campanha.

A poliomielite é uma doença incurável causada pelo vírus Poliovirus
Selvagem. O vírus ataca o sistema nervoso central, causando, em alguns casos, paralisia do sistema motor.

A forma mais comum de contágio é por via oral. O período de incubação varia de sete a 21 dias. Hoje, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registra alta circulação do vírus em apenas sete países. Cinco deles são considerados países reservatórios de transmissão (Índia, Paquistão, Nigéria, Níger e Etiópia). A meta da OMS é erradicar a doença do mundo até 2005.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

C.C.