Saúde: Estado cria via rápida para combater defeitos em material hospitalar

Profissionais de saúde podem usar o site www.cvs.saude.sp.gov.br para notificar problemas em produtos como próteses mamárias e bolsas de sangue

qui, 04/08/2005 - 10h14 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS), acaba de criar um canal pioneiro pela Internet para notificações de defeitos encontrados em materiais de uso hospitalar.

Pelo site www.cvs.saude.sp.gov.br, os profissionais de saúde do Estado podem relatar problemas desvio de qualidade ou efeito adverso em produtos como seringas, bolsas de sangue, próteses mamárias de silicone, implantes ortopédicos, catéteres e anéis de contenção usados em operações de redução do estômago, além de todo o instrumental utilizado por dentistas.

A medida amplia e agiliza a vigilância sobre eventuais problemas decorrentes do uso desses materiais hospitais públicos e particulares. São Paulo é o primeiro Estado a oferecer a notificação on-line de efeitos adversos em produtos de saúde, antes disponível apenas pelo site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Ministério da Saúde.

“Trata-se de um grande avanço. Teremos acesso mais rápido às informações sobre defeitos encontrados nesses materiais, o que vai agilizar as medidas preventivas e corretivas para garantir a segurança e a eficiência dos produtos de saúde utilizados no mercado”, afirma a diretora do CVS, Iara Alves de Camargo.

Quando os defeitos relatados tiverem origem no próprio Estado de São Paulo as providências para corrigi-los serão imediatas. Já se o problema for em relação a outra região do país, o CVS irá encaminhar a notificação à Anvisa e ao Estado correspondente.

Além da notificação on-line, os problemas encontrados em produtos de saúde podem ser protocolados na sede do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, que fica na avenida Doutor Arnaldo, 351, anexo III, 3º andar.

Da Secretaria da Saúde