Saúde: Estado começa vacinação contra gripe para grupos de risco

Pessoas com câncer e problemas cardíacos, pulmonares, renais ou hepáticos podem ir aos postos de saúde

seg, 19/05/2003 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde começou nesta segunda-feira, dia 19, uma nova fase da campanha de vacinação contra gripe (vírus Influenza). Agora é a vez de pessoas com câncer e problemas cardíacos, pulmonares (asma e efisema), renais ou hepáticos, que podem ter seus problemas de saúde agravados com uma gripe, serem imunizadas.

Há cerca de 976 mil doses disponíveis para a imunização desses grupos de risco. A vacinação irá até o fim do estoque – a quantidade de doses é resultado da sobra da Campanha de Vacinação contra Gripe do Idoso.

A vacinação para idosos acabou em 16 de maio, com cobertura média de 73,10% no Estado, número acima do esperado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, que previu meta de 70%.

Ao todo, desde 12 de abril, foram vacinadas 2.523.441 pessoas com 60 anos ou mais no Estado. Em 2000, a vacinação atingiu 63,9% dos idosos de São Paulo. Em 2001 a porcentagem ficou em 66,6%, acima de 2002, quando 65,6% do público-alvo foi imunizado.

Na Capital, todos os postos terão a vacina contra a gripe. O Disque Saúde (1520, somente para a cidade) informa qual o posto mais próximo de casa. Os terminais rodoviários da Barra Funda e Tietê vacinam das 7h às 22h. No interior, as secretarias municipais de saúde definirão onde está sendo feita a vacinação. O prazo é até o final do estoque.

A vacina só não é indicada para quem tem alergia à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo e mertiolate) ou tem problema neurológico ou Síndrome de Guillain Barré, doença que causa dores musculares e dificuldade respiratória.

Secretaria da Saúde
C.A