Saúde: Estado começa entregar remédio de graça em dez ‘Farmácias Dose Certa’ no Metrô

População pode retirar 40 tipos de medicamentos já na segunda-feira

sex, 10/09/2004 - 20h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde lança nesta segunda-feira, dia 13, às 11 horas, a Farmácia Dose Certa, projeto que distribuirá gratuitamente 40 tipos de remédios básicos em 10 estações do Metrô. Todas as unidades estarão em funcionamento já na segunda-feira.

Para receber os remédios o paciente deverá levar receita médica emitida por um posto de saúde ou hospital da rede pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. As receitas deverão conter o nome do princípio ativo do medicamento, não a denominação comercial.

“É mais uma facilidade para a população, que poderá aproveitar o transporte de qualidade oferecido pelo Metrô para retirar seu remédio gratuitamente”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Todos os medicamentos serão produzidos pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), órgão da Secretaria. O programa Dose Certa existe desde 1995 e distribui a todo o Estado 40 tipos de remédios básicos.

As Farmácias Dose Certa, parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos e o Metro, serão instaladas nas estações Saúde, Ana Rosa, Sé, Santana, Tucuruvi, Barra Funda, Brás, Carrão, Itaquera e Clínicas. Entre os remédios distribuídos de graça para a população estarão analgésicos, antitérmicos, antibióticos, antiinflamatórios, xaropes, vitaminas, pomadas e remédios para hipertensão.