Saúde: Estado capacita agentes de carrocinhas para mudar estigma da profissão

Doze municípios da região de Bauru e Botucatu participarão deste módulo do curso

sex, 08/07/2005 - 10h57 | Do Portal do Governo

Malvado, impiedoso, sem coração. Essa é a imagem que muita gente ainda tem dos profissionais que trabalham nas chamadas carrocinhas. Para mudar este estigma a Secretaria de Estado da Saúde lança nesta segunda-feira, 11 de julho, um programa de capacitação destes profissionais, com o objetivo de aprimorar a relação deles com a população e a abordagem aos animais.

Chamado de Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (Foca), o projeto terá primeiro módulo para cidades das regiões de Bauru e Botucatu (veja lista abaixo). Entre 11 e 15 de julho, das 8h às 17h, profissionais da darão aulas práticas e teóricas aos profissionais.

‘Ao encontrar um animal perdido o agente deve procurar na vizinhança informações sobre o possível proprietário, por exemplo. Isso é importante não apenas para o proprietário do animal, mas para o laçador, que acaba se tornando uma pessoa próxima da comunidade. A forma de captar o animal também merece atenção, para não machuca-lo’, afirma Adriana Vieira, do Centro de Controle de Doenças da Secretaria.

O projeto é uma parceria da Secretaria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de São Paulo (CRMV), Instituto Nina Rosa (INR), Prefeitura Municipal de Bauru e a inglesa World Society for Protection of Animals (WSPA), um dos mais respeitados órgãos do setor do mundo.

Neste módulo de Bauru e Botucatu já confirmaram presença 50 agentes. As cidades participantes serão: Lins, Cafelândia, Bauru, Jaú, Promissão, Piratininga, Lençóis Paulista, Botucatu, São Manuel, Taquarituba, Piraju e Avaré. O primeiro módulo do projeto aconteceu em Guarulhos, em março deste ano, com grande sucesso. Os municípios com interesse precisam procurar o Centro de Controle de Doenças da Secretaria.

As aulas teóricas acontecerão no Departamento de Saúde Coletiva – rua Doutor Lisboa Junior, 266. As aulas práticas ocorrerão no Centro de Controle de Zoonoses de Bauru – rua Henrique Hunzicker – Jardim Bom Samaritano.

Da Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.