Saúde: Estado atinge meta de vacinação contra gripe

São Paulo chegou a 70% de imunização contra a gripe, vacinando 2,4 milhões de idosos

ter, 06/05/2003 - 10h16 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde


A vacinação contra gripe para idosos no Estado de São Paulo foi considerada um sucesso pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Estado da Saúde. Foram vacinadas 2.414.642 pessoas em todo o Estado, que corresponde a 70% dos 3,5 milhões de idosos. No ano passado, comparando o mesmo período, o índice de cobertura não passou de 60,5%.

As regiões que atingiram os melhores índices de cobertura neste ano foram Araçatuba (81%), Franca (79%) e Registro (78%). A Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a Capital, atingiu 70,2%, o que significa 1.051.956 pessoas imunizadas.

Entre as regiões que não obtiveram bom desempenho até agora estão as de Araraquara (60%) e Piracicaba (58%). A vacinação contra gripe começou em 12 de abril e terminou no último dia 30, mas as regiões que não atingiram a meta de 70% vão continuar vacinando. Dos 645 municípios paulistas, 268 prorrogaram a vacinação.

Conforme recomendação da Secretaria Estadual da Saúde, a campanha de vacinação prossegue, até 16 de maio, nesses municípios, que devem promover estratégias de mobilização, realizar vacinação em locais de concentração de público e criar postos volantes, por exemplo.

A vacina só não é indicada para quem tem alergia à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo e mertiolate) ou tem doença neurológica ou Síndrome de Guillain Barré, doença que causa dores musculares e dificuldade respiratória.

Na Capital, as pessoas podem tomar a vacina nos Postos de Saúde e nos terminais rodoviários Tietê e Barra Funda.

(LRK)