Saúde: Estado aperta fiscalização em asilos

Vigilância Sanitária Estadual capacita técnicos para atuação em instituições geriátricas

ter, 08/11/2005 - 12h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai apertar o cerco contra asilos de todo o Estado. Por intermédio do Centro de Vigilância Sanitária do Estado, a Secretaria treinará, a partir desta quarta-feira, 9 de novembro, profissionais das 23 Direções Regionais de Saúde (DIRs) e de vigilâncias sanitárias municipais. Todos serão capacitados para melhorar e ampliar a fiscalização nestes estabelecimentos.

Responsabilidade das Vigilâncias Sanitárias Municipais (exceto nas menores cidades do Estado), a fiscalização de asilos atua hoje em diversos aspectos: estrutura da entidade, condições sanitárias, cuidados com os pacientes, entre outros. O curso pretende ampliar esta visão, orientando os técnicos a observar ainda programas de humanização de atendimento, condições de vida, segurança, possíveis abusos psíquicos e recuperação dos idosos. Além disso, a Secretaria pretende obter um cadastro completo dos asilos no Estado.

Nesta quarta-feira, das 8h às 17h, 44 profissionais das DIRs do ABC, Alto Tietê, Franco da Rocha e Osasco, além das respectivas vigilâncias municipais, participarão da primeira etapa do curso. Outras 15 etapas estão previstas até maio de 2006, com mais 600 profissionais de todo o Estado. O Ministério Público Estadual, que também fiscaliza os asilos, participará de todas etapas.

Atualmente a maioria das fiscalizações em asilos ocorre principalmente seguindo denúncias da população e entidades. A idéia é que as vigilâncias sanitárias municipais ampliem as visitas rotineiras.

‘É de extrema importância que a fiscalização não se limite aos aspectos físicos dos asilos. Deve-se verificar se os profissionais estão capacitados para atendimento, se os idosos têm programas de melhoria, como esportes e atividades culturais, enfim, se são bem atendidos’, afirma Cristina Shimabukuro, coordenadora do curso e de atendimento a idoso na Vigilância Estadual.

O curso será no Centro de Vigilância Sanitária Estadual_ avenida Doutor Arnaldo, 351 – Cerqueira César, zona oeste da capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.