Saúde: Estado amplia capacidade de captação de córnea para transplantes

Com apoio de familiares, esses transplantes podem crescer pelo menos 63% este ano

ter, 06/01/2004 - 9h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta terça-feira, dia 6 de janeiro, um projeto para elevar em 63% a quantidade de transplantes de córnea no Estado. Quarenta funcionários de 15 hospitais estaduais serão treinados por dois meses para captação do órgão e abordagem a familiares. Atualmente existem apenas cinco locais na capital com profissionais aptos a estas atividades.

Já em março os hospitais estarão com médicos e enfermeiros capacitados. Com o novo procedimento podem ser captadas 2000 córneas a mais neste ano. Em 2003 foram realizados 3181 transplantes do órgão, 17,5% a mais que em 2002, quando houve 2707. ‘Esse número pode ser alcançado, mas depende de ajuda da população, que precisa concordar com a doação’, afirma o coordenador da Central de Transplantes do Estado, Luiz Augusto Pereira.

Os 15 hospitais incluídos no programa são administrados por Organizações Sociais de Saúde_ 13 na Grande São Paulo e dois no interior do Estado.

‘O projeto será ampliado a todos os hospitais do Estado. O transplante de córnea tem crescido a cada ano e receberá um grande reforço com estes novos locais ‘credenciados”, comenta Pereira.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.