Saúde: Especialista cubana chega a São Paulo para conhecer Casa do Adolescente

Representante do Comitê de Adolescência de Cuba conhecerá experiência inovadora da Secretaria da Saúde

ter, 18/05/2004 - 15h00 | Do Portal do Governo

A representante do Comitê de Adolescência de Cuba, Laura Alvaré Alvaré, chega a São Paulo nesta quarta-feira, dia 19, para conhecer dois projetos inovadores da Secretaria de Estado da Saúde: o Programa de Saúde do Adolescente e a Casa do Adolescente.

O Estado de São Paulo conseguiu reduzir em 26% o número de adolescentes grávidas nos últimos cinco anos. Em 2003 houve 108.945 mulheres menores de 20 anos grávidas. Já em 1998 foram 148.019. Com estes dados, Laura Alvaré Alvaré decidiu conhecer de perto o Programa de Saúde do Adolescente paulista, que engloba o atendimento na Casa do Adolescente.

Nesta quarta-feira, das 18h às 20 horas, a médica cubana visitará a equipe que integra o Programa na sede da Secretaria. Durante a visita ela acompanhará uma palestra sobre o plano de redução da gravidez entre as jovens paulistas e o combate de doenças sexualmente transmissíveis.

Na quinta-feira, dia 20, às 12 horas, Laura Alvaré Alvaré irá até a Casa do Adolescente. A representante cubana verá como é realizado o trabalho de orientação dos quarenta profissionais que atuam no local, entre médicos, dentistas, fonaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores.

“O trabalho de redução da gravidez na adolescência de São Paulo tem chamado a atenção pelo sucesso. O foco é mudar o comportamento e mexer com os sentimentos e emoções dos jovens”, comenta Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente.