Saúde: Escola de Enfermagem da USP auxilia no trabalho de prevenção à Aids

Recursos são provenientes do Ministério da Saúde

ter, 26/11/2002 - 11h32 | Do Portal do Governo

A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), junto com o Programa Estadual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids trabalha, desde 1996, num projeto de capacitação de enfermeiros, buscando desenvolver ações de prevenção e controle. O financiamento é feito pelo Ministério da Saúde, com a participação da Unesco, e o ensino enfatiza tanto a parte teórica quanto a prática. São módulos de treinamento com temas diversificados e, no intervalo entre eles, os alunos elaboram um projeto de intervenção para o local onde exercem sua profissão.

O conteúdo desses cursos é baseado nas necessidades dos enfermeiros, apuradas por meio de um questionário para eles enviado. Cerca de 115 profissionais foram beneficiados em dois cursos, um em 1996 e outro em 1999, que serviram para implementar essas ações preventivas e de controle das DST/Aids e depois ampliá-las.

Existe um próximo projeto que já foi aprovado e está aguardando a liberação da verba do governo. Hoje, os pacientes com DST/Aids são encaminhados para um serviço de referência, específico para esse tipo de doença. Com o Programa de Saúde da Família, o objetivo é que todas as unidades de saúde tenham condições de atender essa demanda e esses serviços de referência não existam mais. É uma proposta de horizontalização das ações e requer uma capacitação dos profissionais da área.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.lsi.usp.br

Da Agência de Notícias da USP

V.C.