Saúde: Equipe médica do Instituto da Criança comemora 15 anos de transplantes de fígado

Crianças e seus familiares recebem homenagem

ter, 21/09/2004 - 20h03 | Do Portal do Governo

O Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas comemora , nesta sexta-feira, dia 24, os 15 anos de transplantes de fígado que representam um êxito da moderna Medicina e a esperança de uma nova vida para os pacientes. O Instituto da Criança realizou neste período 248 cirurgias.

Quem se depara com grave insuficiência hepática encontra no transplante uma segunda chance.

O Instituto da Criança realiza transplantes hepáticos de fígado reduzido e o inter vivos. A técnica do fígado reduzido consiste na diminuição do volume do órgão de doadores adultos, com morte encefálica, permitindo o implante no abdome de crianças com menor estatura e peso corpóreo. No transplante inter vivos, geralmente o pai ou a mãe doa de 25% a 30% do órgão para a criança e continua tendo uma vida normal após a cirurgia.

As técnicas do fígado reduzido e do inter vivos possibilitaram grande impulso aos transplantes pediátricos. O número de doadores infantis é limitado e estes procedimentos permitiram aumentar o número de transplantes, além de serem fundamentais para salvar a vida das crianças.

‘Os resultados obtidos no Instituto da Criança são gratificantes e compensadores, a sobrevida é igual e até melhor de muitos centros de transplante de fígado do mundo. Importantes fatores de sucesso são o entusiasmo com que a equipe se integra e trabalha, a eficiência técnica e o relacionamento humano com os pacientes e seus familiares’, afirma o Prof. João Gilberto Maksoud, responsável pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Na sede do ITACI, na Rua Galeno de Almeida, 148, as crianças transplantadas poderão participar de brincadeiras com animadores, música, piscina de bolinhas, pula-pula e saborear delícias nas barraquinhas de cachorro-quente, pipoca e algodão-doce e ainda ganhar presentes de toda a equipe médica e profissionais de saúde do ICr.

Data: sexta-feira, dia 24
Horário: 10 horas
Local: ITACI – Rua Galeno de Almeida, 148 – Pinheiros

Assessoria de Imprensa do Instituto da Criança do HCFMUSP
C.A.