Saúde: Enfermagem da USP de RP inicia curso de capacitação a distância

Aprendizado on-line deve começar em outubro, beneficiando profissionais de unidades básicas de saúde

ter, 20/09/2005 - 10h00 | Do Portal do Governo

Aprendizado on-line deve começar em outubro, beneficiando profissionais de unidades básicas de saúde

No início de outubro, 155 profissionais de saúde (enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem) de cinco unidades básicas de saúde (UBS) de Ribeirão Preto participarão de capacitação a distância, por meio de videoconferência. A iniciativa resulta de parceria entre a Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP), a prefeitura da cidade e o Ministério da Saúde, que investiu R$ 240 mil no Projeto Nucleação de Pesquisadores Pró-educação Permanente em Saúde. Para a professora Isabel Amélia Costa Mendes, diretora da escola, as equipes de enfermagem que atuam na rede básica precisam de oportunidades de qualificação, porque as UBSs atendem casos complexos, antes recebidos apenas em hospitais especializados.

A base da transferência de conhecimentos para a videoconferência são os laboratórios de ensino da Escola de Enfermagem. A diretora explica que estão sendo identificadas cinco UBS da cidade dotadas de equipamentos necessários para o ensino a distância, que será simultâneo. Está sendo providenciada a aquisição do aparelho de videoconferência, em licitação pública pelo sistema de pregão.

Motivação no serviço – A professora Isabel adianta que algumas aulas estão prontas: higienização das mãos, administração de medicamentos via intramuscular, sondagem nasogástrica (procedimento para ingestão de alimentos e medicamentos líquidos), cateterismo vesical masculino e feminino (coletor de urina através de sondagem, quando o paciente não pode urinar espontaneamente) e humanização dos cuidados. “Esses procedimentos não existiam nas UBSs. É preciso qualificar os servidores de saúde nessas áreas, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e do perfil epidemiológico da localidade”, destaca a professora.

O trabalho engloba sete enfermeiros pesquisadores, técnicos e especialistas do laboratório de enfermagem, além de pessoal de informática, todos da USP. De acordo com a diretora, o intuito é que o projeto alcance o maior número possível de unidades de Ribeirão Preto. A expectativa é atender 1.840 profissionais, sendo mil do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e os demais de 35 UBS do município. A programação e a carga horária do treinamento variam de acordo com as necessidades de cada unidade. Depois, a ação poderá ser estensiva a outras cidades e até Estados.

O sistema de videoconferência para qualificação profissional foi utilizado pela primeira vez há três anos e destinava-se a auxiliares, técnicos e enfermeiros do HC. Na ocasião, aprenderam sobre a administração de medicamentos intramuscular. “Tivemos bons resultados. A inovação traz motivação no serviço, e outra facilidade é que o curso ocorre durante a jornada de trabalho”, informa a professora.

Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial