Saúde: Educação e assistência a distância promovem saúde bucal e resgate social no Brasil

Evento mostra a eficácia da tecnologia em ações de aprimoramento profissional e capacitação de agentes comunitários

ter, 27/07/2004 - 8h06 | Do Portal do Governo

A educação e assistência a distância podem contribuir para a solução dos problemas em saúde bucal no Brasil. O assunto será debatido durante o ‘I Encontro Brasileiro de Teleodontologia’, que acontece na próxima quarta-feira, dia 28 de julho, em Belo Horizonte. O evento é organizado pelo Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e seus serviços credenciados (Núcleo de Teleodontologia da Universidade Sagrado Coração, de Bauru, e Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP).

Estarão reunidos coordenadores e docentes das Universidades e Faculdades de Odontologia do País. O objetivo é incentivar a prática da teleodontologia no Brasil, analisando a possibilidade da criação de novos núcleos em hospitais, postos de saúde e universidades.

No encontro, a Disciplina de Telemedicina da FMUSP vai disponibilizar toda sua tecnologia e experiência para aplicação na Odontologia. Serão apresentados recursos desenvolvidos pela Disciplina, nas áreas de teleducação e teleassistência: o Cybertutor (site educacional com tutor eletrônico), o Cyberambulatório (site que possibilita a comunicação entre dentistas, para segunda opinião e troca de informações) e o Projeto Homem Virtual (www.projetohomemvirtual.com.br).

Saúde bucal no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, a perda dentária precoce é grave: acontece a partir dos 15 anos de idade. Atualmente, cerca de 8 milhões de brasileiros com mais de 30 anos precisam usar prótese dentária total.

‘A falta dos dentes gera dificuldades de alimentação e mastigação, causando nutrição inadequada, problemas gástricos e lesões na gengiva’, explica a Dra. Érika Sequeira, coordenadora da Área de Teleodontologia da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP. ‘Além disso, a pessoa tende a isolar-se socialmente, por vergonha’, completa.

Aproximadamente 13% dos adolescentes brasileiros nunca foram ao dentista. ‘Uma das etapas para garantir a saúde bucal destes jovens é a capacitação de professores dos ensinos médio e fundamental’, afirma a Profa. Dra Claudia Piccino Sgavioli, coordenadora do Curso de Odontologia da Universidade do Sagrado Coração. ‘A Teleodontologia fornece instrumentos para um treinamento e educação continuada adequados a estes professores’, ressalta.

‘A Teleodontologia permite o aprimoramento continuado de profissionais da área, a capacitação de agentes comunitários e a otimização dos programas de saúde bucal existentes’, destaca o Prof. Dr. Chao Lung Wen, coordenador da Disciplina de Telemedicina da FMUSP.

O Ministério da Saúde também revela que as crianças do norte e nordeste do país apresentam os maiores números de dentes cariados não tratados. Estas diferenças entre as regiões brasileiras podem ser amenizadas com a Teleodontologia, a partir do treinamento de agentes comunitários e educação continuada aos dentistas e profissionais da rede básica de saúde, sem que eles precisem se deslocar fisicamente.

‘Estas devem ser ações integradas com entidades públicas e privadas’, destaca o Prof. Dr. György Miklós Böhm, presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e Professor Titular da Faculdade de Medicina da USP. ‘Assim, haverá o resgate social de milhões de brasileiros, com aumento da auto-estima e conseqüente melhoria na qualidade de vida’.

I Encontro Brasileiro de Teleodontologia

Data: Quarta-feira, dia 28 de julho de 2004

Horário: Das 13 às 21 horas

Local: Hotel Othon Palace – Av. Afonso Pena, nº 1050 Centro – Belo Horizonte/MG Tel.(031) 3247-0025 Fax: (031) 3247-0026.
E-mail: belohorizonte@othon.com.br

Informações sobre o evento: Coordenadoria de Assuntos Institucionais da Disciplina de Telemedicina/FMUSP – F: (011) 3066-7399 – com Tânia Lippelt

e-mail: tania@telemedicina.fm.usp.br
www.cbtms.org.br

Por Vanessa Haddad, da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina da USP

C.C.