Saúde: Dose Certa distribui mais de dois milhões de remédios nos quiosques do Metrô

No primeiro mês de funcionamento das farmácias Dose Certa, mais de 36 mil pessoas foram beneficiadas

ter, 26/10/2004 - 11h37 | Do Portal do Governo

No primeiro mês de funcionamento das farmácias Dose Certa, instaladas em estações do Metrô, mais de 36 mil pessoas foram beneficiadas com remédios gratuitos, com a média de uma pessoa atendida a cada 20 segundos, ou 1,6 mil por dia. Os dados se referem a serviços prestados entre os dias 13 de setembro (data da inauguração) e 13 de outubro. Em 23 dias úteis de atendimento nos quiosques do Metrô foram distribuídos, segundo informações da Secretaria da Saúde, 2.376.367 unidades de remédios.

As estações com maior movimento foram Clínicas, Sé, Barra Funda e Itaquera. E os itens mais procurados, Captopril, para hipertensão; Ácido Acetilsalicílico, para cefaléia e os hipertensivos Hidroclorotiazida e Propanolol. As farmácias distribuem 40 tipos de remédios do programa Dose Certa. Para recebê-los, o paciente deve levar receita médica emitida por posto de saúde ou hospital da rede pública, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os receituários devem conter o nome do princípio ativo do medicamento, e não a denominação comercial, além de estarem dentro do prazo de validade.

Dez endereços – As farmácias Dose Certa estão instaladas nas estações Saúde, Ana Rosa, Sé, Santana, Tucuruvi, Barra Funda, Brás, Carrão, Itaquera e Clínicas. Entre os remédios distribuídos para a população estão analgésicos, antitérmicos, antibióticos, antiinflamatórios, xaropes, vitaminas, pomadas e medicamentos para hipertensão. Todos foram produzidos pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), órgão do governo do Estado.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Da Agência Imprensa Oficial