Saúde: Dicas para se proteger da dengue

Imóveis fechados merecem atenção especial

qui, 14/11/2002 - 10h11 | Do Portal do Governo

Elaboramos uma lista para ajudar a identificar os espaços preferidos pelo mosquito em imóveis fechados por longos períodos e eliminá-los:

  • Se sua casa de campo ou praia tiver cerca de bambu ou troncos ocos de árvores, preencha os ocos com massa de cimento, terra ou areia. Cortar o bambu na altura do nó também evita o acúmulo de água. Antes de colocar cacos de vidro nos muros, quebre gargalos e fundos de garrafas ou ponha massa de cimento em lugares onde a água possa se acumular. As armadilhas para formiga do tipo vasilhame com água devem ficar cheias e conter sal (meia colher de sal para cada copo de água).
  • Seque e guarde em locais cobertos caiaques ou canoas. Se não houver espaço protegido, deixe-os virados para baixo. A mesma dica vale para garrafas, tambores, barris, latões, baldes ou bacias. Não deixe potes usados de alimentos (iogurte, margarina, etc.), brinquedos velhos ou calçados em locais onde possam juntar água.
  • Quem tem piscina deve reduzir o máximo possível o volume de água nos períodos de não uso e adicionar água sanitária. Para as piscinas sem sistema de filtragem de água, pode-se optar pela adição de sal de acordo com a quantidade de água. Se for usar lona para proteção da água, instale bóias (câmaras de ar de pneus) no centro da piscina para facilitar o escoamento. As piscinas infantis devem ser desmontadas e guardadas em locais cobertos quando estiverem fora de uso. Nos períodos de uso, escove e troque a água semanalmente. Sempre que cobrir qualquer objeto ou superfície com lona, corte-a rente ao material coberto e não permita que forme pontos de acúmulo de água.
  • Os ralos devem ficar fechados com tampa adequada ou tela. Ao chegar e antes de deixar a casa, coloque um terço de copo de água sanitária ou outro desinfetante em todos os ralos das áreas internas e externas (esgoto, escoamento de água, pias, lavatórios, banheiras, tanques, etc.).
  • Os banheiros também merecem toda a atenção. O vaso sanitário deve estar sempre tampado. Antes de retornar das férias, vede-o com plástico e fita adesiva. Adicione duas colheres de sopa de sal sempre que a descarga for acionada. A caixa de descarga precisa de tampa. Se não tiver, passe filme de polietileno (aquele usado em alimentos) ou vede com sacos plástico e fita adesiva. Os boxes e banheiras devem ser deixados secos.
  • Na cozinha, alguns modelos de geladeira possuem bandejas no gabinete inferior traseiro que retém água. Deixe a peça seca antes de voltar das férias. Sempre que possível, escove-a com detergente. Potes ou filtros de água também precisam ficar bem tampados e, quando não ficarem bem vedados, devem ser cobertos com um pano embaixo da tampa, pires ou prato.
  • O telhado também é uma área de risco. As calhas precisam estar sempre limpas, desentupidas e sem pontos de acúmulo de água. O mesmo acontece com as lajes. A caixa d’água deve ter tampa e as canaletas de drenagem para a água da chuva precisam de tela. Adicione sal ou água sanitária após a chuva, sempre que possível.
  • Atenção com as plantas! O prato que recolhe a água deve ser eliminado, estar muito justo ao vaso ou ter areia grossa até a borda. Nenhuma planta deve ficar na água. Transfira-as para a terra. Quem tem bromélias em casa deve redobrar a atenção. O ideal é a substituição por outro tipo de planta que não acumule tanta água. E não se esqueça de colocar o lixo em embalagens descartáveis ou sacos plásticos e na lixeira.

    Cíntia Cury

  • Não deixe o mosquito da dengue atrapalhar as férias