Saúde: Dia de Mobilização Contra o alcoolismo nas universidades tem repercussão na mídia

Alerta foi realizado na Unesp, Unicamp e USP

qui, 25/09/2003 - 10h19 | Do Portal do Governo

Da Agência de Notícias da Unesp

O Dia de alerta sobre o uso excessivo de álcool nas universidades, realizado em conjunto pelas três universidades estaduais paulistas -UNESP, Unicamp e USP – ontem, dia 24, teve ampla repercussão na mídia e grande mobilização dos estudantes nos campi das três instituições.

‘Não somos contra a bebida’, diz a psiquiatra Florence Kerr-Corrêa, coordenadora do Projeto Viver Bem, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UNESP, campus de Botucatu. ‘Queremos conscientizar os jovens da importância de beber com moderação’, explica.

A mudança de tom da linguagem empregada nas campanhas de prevenção faz toda a diferença. A prevenção de uso de álcool e outras drogas tem dado certo nas universidades porque o enfoque das campanhas deixou de lado o sotaque moralista e adotou um discurso ético. ‘A modificação do discurso é necessário’, diz o coordenador do Projeto Viver Mais, da Unicamp, o médico Elson da Silva Lima.

Na USP o projeto é de responsabilidade do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea), do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina. O coordenador Arthur Guerra de Andrade ressalta a importância da mobilização. ‘A banalização da bebida por pessoas ainda muito jovens tem provocado acidentes fatias’, diz. ‘A parceria é uma estratégia de combate ao uso abusivo de álcool’.

De acordo com as pesquisas realizadas por Florence, da UNESP, o controle ao uso de álcool repercute também no controle a outras drogas e de doenças como HIV, além de diminuir o risco de uma gravidez indesejada. Com a diminuição do uso de álcool, diminuem também os acidentes. ‘Há mais mortes por acidentes, provocada pelo uso exagerado do álcool do que por complicações crônicas provocadas pelo alcoolismo’, lembra Florence. ‘A conscientização do jovem é imprescindível’, diz Lima, da Unicamp.

O primeiro levantamento de uso de álcool entre os estudantes, realizado pela UNESP, apontou que 43,5% dos alunos já haviam experimentado algum tipo de droga, excluindo-se o álcool e o tabaco. 16,7% teveram contado com substâncias psicoativas durante a vida universitária, período em que, geralmente, começam a viver longe dos pais.

O projeto Dia de alerta sobre o uso excessivo de álcool nas universidades foi realizado, pela primeira vez, na UNESP, em 1999 e 2001. A partir de 2002, foi encampado pela USP e Unicamp e, desde então, vem sendo realizado conjuntamente pelas três universidades estaduais paulistas.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unesp.br

V.C.