Saúde: Dia de Combate ao Câncer de Pele terá ações em Botucatu

Será neste sábado, dia 4

qua, 01/12/2004 - 17h56 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 4, equipes do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu estarão fazendo plantão, no Centro de Saúde Escola, para atender ao público em diagnósticos de câncer de pele. Esse mutirão é parte da programação que marcará a passagem do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Na mesma data, grupos de alunos e docentes estarão fazendo palestras e dando informações à comunidade acerca da prevenção contra o mal.

Segundo a profa. Luciana Fernandes Abbade, coordenadora da campanha, em Botucatu, em ação idêntica, no ano passado, foram examinadas cerca de 500 pessoas, registrando-se 40 casos positivos de câncer de pele.

Neste ano, todos os pacientes atendidos no dia 4, e com diagnóstico positivo, poderão ter cirurgias ambulatoriais agendadas para os dias 6,7 e 8 seguintes.

Ela ressalta que esse percentual de ocorrência do mal está dentro da média registrada no País. Estimativas do Instituto Nacional do Cãncer indicam que, em 2004, estarão sendo diagnosticados, no Brasil, 85.525 casos de câncer de pele, com a possível ocorrência de cerca de 2 mil óbitos. Esses números são bem inferiores aos que são registrados em outros paises como a Austrália e os Estados Unidos. Neste último, segundo previsões de órgãos oficiais, o câncer de pele estará afetando, neste ano, mais de um milhão de pessoas.