Saúde: Derrame pleural é tema de palestra do Instituto Clemente Ferreira

Projeto reúne especialistas para debater o assunto

ter, 08/11/2005 - 12h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, por intermédio do Instituto Clemente Ferreira, realiza nesta quarta-feira, dia 9, às 8h30, o ‘Projeto Quarta-Feira’. Até o fim de novembro serão realizadas quatro palestras_ o foco será a atuação dos profissionais de saúde no tratamento de doenças respiratórias. Tema abordado nesta quarta será ‘Roteiro de exames e diagnóstico do derrame pleural’.

Problema de saúde extremamente grave, o derrame pleural (a pleura fica reveste o pulmão) necessita de diagnóstico rápido e preciso. O encontro terá, das 8h30 às 10h, apresentação e casos para discussão_ às 10h a palestra começa. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na hora.

‘Além de criar e divulgar medidas eficientes no combate de doenças respiratórias, o Projeto Quarta-Feira orienta os profissionais sobre os melhores e mais modernos métodos de tratamento. É a oportunidade para atualização e fortalecimento do combate a doenças respiratórias no Estado’, afirma o diretor do Instituto Clemenmte Ferreira, Fernando Fiúsa.

O Instituto Clemente Ferreira fica na rua da Consolação, 717 – Cerqueira César, zona oeste da capital.

Cronograma de palestras

9 de novembro
Tema: Roteiro de exames e diagnóstico do derrame pleural

16 de novembro
Tema: Uso racional da tomografia. Quando e como usar

23 de novembro
Tema: Tratamento farmacológico da asma. O que há de novo

30 de novembro
Tema: O futuro na abordagem do paciente de tuberculose

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde