Saúde: Darcy Vargas discute o laser na odontologia no V Simpósio de Pediatria

Será nesta sexta-feira, dia 28, às 15h40

sex, 28/11/2003 - 13h06 | Do Portal do Governo

O laser na odontologia será um dos temas discutidos nesta sexta-feira, dia 28, às 15h40, no V Simpósio de Pediatria, promovido pelo Centro de Estudos do Hospital Infantil Darcy Vargas (HIDV) vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, com a doutora Ana Rosa Maurício, cirurgiã dentista – semiologia do hospital.

Pessoas com câncer submetidas ao tratamento de quimioterapia ou radioterapia ficam suscetíveis aos efeitos colaterais, como, por exemplo, a mucosite, que é a inflamação da mucosa da boca e a formação de pequenas feridas. Para aliviar a dor que provoca nas crianças, favorecer a ingestão de alimentos e também a cicatrização, o serviço de Odontologia está usando o laser como um grande aliado. ‘Usamos o de baixa potencia de forma preventiva e terapêutica nas crianças que fazem tratamento aqui no hospital’, disse Ana Rosa.

Para aplicação do laser é usado o mucolaser, que é um aparelho pequeno que emite radiação no local da inflamação. ‘Ele apresenta propriedades analgésica, antiinflamatória e pode acelerar o processo de cicatrização proporcionando um conforto imediato’, afirmou.

‘A recuperação é muito rápida, na hora a criança já nos relata que aliviou a dor e, com isso, consegue se alimentar melhor’, contou Elvira Marana S. Bueno, supervisora da equipe de Odontopediatria do HIDV.

Com ajuda de patrocinadores, a Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer (APFCC), que presta serviço voluntário no hospital, conseguiu comprar o mucolaser e doou ao serviço de Odontopediatria. ‘A aquisição desse aparelho é fruto da sensibilidade e percepção das voluntárias’, disse Elvira.

Com a implantação deste moderno serviço milhares de crianças já foram beneficiadas. O laser também pode ser usado no tratamento de afta, gengivite, herpes simples, alveolite, etc.

O atendimento da Odontopediatria do HIDV se restringe às crianças com câncer, diabetes, Síndrome de Down, problemas psiquiátricos, neurológicos, renais e do coração. Eles são considerados pelos dentistas, pacientes com necessidades especiais, pois, exigem mais atenção e cuidado.

Os profissionais foram capacitados e possuem, inclusive, o título de especialista no tratamento de pacientes com necessidades especiais, expedido pelo Conselho Federal de Odontologia, há mais de 10 anos.

As crianças atendidas pelo hospital são oriundas de todas as regiões da Capital, de outros Estados e de alguns países da América Latina.

O hospital que fica na Rua doutor Seráphico de Assis Carvalho, 34 – Morumbi, atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece 34 especialidades – oncologia, pneumologia, endocrinologia, cardiologia, reumatologia, dermatologia, urologia, ortopedia, nefrologia, entre outras.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital Infantil Darcy Vargas

C.C.