Saúde: Dante Pazzanese dá aula de cardiologia via satélite para mil especialistas de todo o mundo

Instituto transmitirá nesta sexta-feira 4 cirurgias cardíacas raras em crianças

qui, 15/09/2005 - 12h32 | Do Portal do Governo

Instituto, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, transmitirá
nesta sexta-feira 4 cirurgias cardíacas raras em crianças

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, da Secretaria de Estado da Saúde, vai dar uma aula de cardiologia via satélite para mil especialistas de todo o mundo. Será nesta sexta-feira, 16 de setembro, durante o 9º Congresso Mundial de Cardiologia Intervencionista Pediátrica, que será realizado em Buenos Aires.

Quatro cirurgias raras em crianças serão transmitidas ao vivo do Dante, em São Paulo, para os médicos do congresso, na Argentina.
As cirurgias serão realizadas e transmitidas em tempo real. Três ocorrerão no período da manhã e uma à tarde. São casos de crianças que sofrem de problemas cardíacos congênitos e operadas sem a necessidade de abrir o tórax. Todo o procedimento de correção será realizado através de cateteres, menos invasivos, com a instalação de próteses intracardíacas.

‘São cirurgias altamente avançadas, que já fazem parte da rotina do Dante Pazzanese, disponíveis à população, e que agora serão apresentadas para profissionais de diversos países. Além de diminuir significativamente o risco de complicações, já que não há necessidade de ‘abrir’ o paciente, este procedimento acelera a recuperação, reduz gasto com internação e traz menos danos psicológicos’, afirma Carlos Pedra, chefe da Seção de Intervenções em Cardiopatias Congênitas do Dante Pazzanese.

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, considerado liderança mundial em cirurgias cardíacas pediátricas, será a única instituição brasileira com participação ativa no congresso. Além de transmitir as cirurgias ao vivo, apresentará dois trabalhos científicos inéditos realizados pelos profissionais do instituto.
O encerramento do 9º Congresso Mundial de Cardiologia Intervencionista Pediátrica, o mais importante congresso existente na área, será marcado por uma homenagem especial. O cardiologista Valmir Fernandes Fontes, um dos diretores do Instituto Dante Pazzanese, será premiado pelo grau de excelência atingido na área de cardiopediatria, sendo um dos maiores profissionais do mundo nesta especialidade.

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fica na avenida Doutor Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera.

Da Secretaria de Estado da Saúde