Saúde: Curso-escola da Psicologia da USP oferece educação terapêutica a crianças autistas

Proposta é tratar aluno como sujeito

seg, 17/11/2003 - 16h34 | Do Portal do Governo

Até uma década atrás, não existia, no Brasil, tratamento ou escolarização para crianças portadoras de psicoses, autismo e outros quadros graves, conhecidos genericamente como Distúrbios Globais do Desenvolvimento (DGD).

Desde 1990, esse trabalho é realizado pela Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida, que funciona nas dependências do Instituto de Psicologia (IP) da USP, com profissionais dispostos a atender crianças atingidas por esses males, oferecendo novas formas de educação, terapias e reinserção social. ‘O objetivo principal da instituição é habilitar a criança DGD em idade pré-escolar, a ingressar na Escola Fundamental’, informa o assessor de comunicação Fernando Zarpelon.

A proposta de tratar o aluno como sujeito, e não objeto, é o resultado de um programa de pesquisa, iniciado em 1982 pela professora de graduação e pós-graduação do IP, Maria Cristina Machado Kupfer, que idealizou e coordena a Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida. É conhecido o ponto de vista da professora a esse respeito: ‘Essas crianças encontram poucas chances de escolarização no sistema tradicional; daí a tentativa do grupo de profissionais multidisciplinar, composto por psicanalistas, fonoaudiólogo, médico, alfabetizador e outros especialistas, de elaborar uma proposta inovadora, chamada educação terapêutica para crianças DGDs’.

‘A idéia principal dessa proposta é criar, por meio de um processo educacional, um espaço para o surgimento de um sujeito em cada criança que se matricula na pré-escola’, esclarece.

O método utilizado na Pré-Escola Terapêutica Lugar e Vida resulta de um programa de pesquisa iniciado pela equipe em 1990, chamado Bases para um Diagnóstico Diferencial das Psicoses e do Autismo. Completado em 1999, o trabalho foi apresentado como tese de livre-docência. Foram quase 10 anos de pesquisa e investigação, apontando aspectos não encontrados em outras abordagens psicológicas do cotidiano escolar.

A Lugar de Vida funciona como prestadora de serviços e é também uma instituição acadêmica, com inúmeros cursos de especialização. ‘A Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida é hoje um dos principais nomes no País em tratamento para autismo e psicose infantis, além de núcleo de referência para pesquisadores e profissionais das áreas de saúde mental e de educação’, conclui o assessor Zarpelon.

Da Agência Imprensa Oficial/Marcia Bitencourt/L.S.