Saúde: Crianças têm serviço gratuito contra problemas auditivos a partir deste sábado

Hospital Estadual Darcy Vargas inaugura nova ala com capacidade para cerca de 150 pacientes/mês

sex, 04/11/2005 - 11h24 | Do Portal do Governo

O Hospital Infantil Darcy Vargas, da Secretaria de Estado da Saúde, inaugura neste sábado, 5 de novembro, um serviço de audiologia, com capacidade para atender 150 crianças por mês. Junto à inauguração a unidade promoverá um mutirão de saúde, das 7h30 às 12h, exclusivo para funcionários, que passarão por um verdadeiro check-up de saúde.
Para o novo setor a Secretaria adquiriu audiômetro, aparelho de emitância acústica e aparelho de emissão otoacústica. Foram investidos R$ 76 mil na compra dos equipamentos, que realizam exames complementares entre si. Para passar pelo novo centro as crianças serão previamente examinadas por um especialista do hospital.

‘É de extrema importância que problemas auditivos em crianças sejam identificados rapidamente. A nova ala oferecerá um atendimento de primeira qualidade, sempre, claro, gratuitamente’, afirma Sérgio Antonio Sarrubo, diretor do Darcy.

O mutirão para os funcionários terá inicio com uma caminhada em torno da praça Vinicius de Morais. A partir das 7h30 os servidores passarão por consultas de otorrinolaringologia, dermatologia, nutrição, acupuntura, medicina do trabalho e ginecologia. Exames de audiometria, ultra-sonografia, eletrocardiograma, eletro-encefalograma, tomografia, raios-x e exames laboratoriais_ como hemograma, colesterol e triglicérides_ estarão sendo realizados para todos que fizeram o agendamento.

Além de consultas médicas, os funcionários poderão participar também de aulas de ginástica laboral, que é a combinação de algumas atividades físicas que melhoram a condição do indivíduo em seu trabalho, ou visitar a feira de artesanatos montada no local. Palestras sobre hipertensão, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis, lesões por esforços repetitivos e alcoolismo estarão sendo ministradas.

‘Os profissionais do hospital se preocupam com a saúde dos nossos pequenos pacientes e acabam muitas vezes esquecendo da própria saúde. Por esse motivo estamos realizando o mutirão’, diz Sarrubo.
O Hospital Infantil Darcy Vargas fica na rua Seráphico de Assis Carvalho, 34 – Morumbi.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.