Saúde: Crianças internadas no Hospital das Clínicas ganham brinquedoteca

Espaço vai beneficiar pacientes da Unidade de Internação Infantil do Instituto de Ortopedia e Traumatologia

qua, 16/07/2003 - 17h25 | Do Portal do Governo

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP inaugura nesta quinta-feira, dia 17, às 10 horas, a Brinquedoteca Janusz Korczak.

Serão beneficiados pacientes de 0 a 18 anos, portadores de diferentes problemas ortopédicos, decorrentes de traumas, tumores, deformidades congênitas do aparelho locomotor, paralisia cerebral, entre outros. A Unidade de Internação Infantil possui 20 leitos e recebe, mensalmente, cerca de 450 crianças e adolescentes.

Com móveis sob medida, decoração alegre e brinquedos adequados às condições físicas e faixas etárias das crianças internadas, a brinquedoteca irá proporcionar aos pequenos pacientes momentos de lazer e integração. ‘As brincadeiras amenizam a tensão do ambiente hospitalar, facilitando a recuperação’ afirma Rosângela Suarti Reis, diretora do Serviço Social do Instituto de Ortopedia e Traumatologia.

A brinquedoteca é resultado de parceria entre o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC/FMUSP e a ONG Comitê Betinho dos funcionários do Grupo Santander Banespa. Leva o nome do educador, médico e escritor polonês Janusz Korczak, autor do livro ‘O Direito da Criança ao Respeito’, que serviu de base para a formulação do Estatuto da Criança pela Organização das Nações Unidas.

O espaço estará aberto à participação de voluntários que desejarem desenvolver atividades de recreação junto às crianças e acompanhantes. Brinquedos novos e semi-novos podem ser doados. Os telefones para informações são 3069-6311, com Sílvia, ou 3069-6943, com Malu.

Data: Quinta-feira, dia 17
Horário: 10 horas
Local: Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 333 – 1º andar – Unidade de Internação Infantil.

C.A