Saúde: Crianças e adolescentes têm teste gratuito de diabetes nesta sexta-feira

Ainda haverá seminário para discutir presença da doença em menores de idade

qui, 18/08/2005 - 11h05 | Do Portal do Governo

Crianças e adolescentes poderão realizar testes de diabetes nesta sexta-feira, 19 de agosto, das 8h às 10h, no Hospital Infantil Cândido Fontoura, da Secretaria de Estado da Saúde. Neste horário qualquer pessoa com menos de 19 anos poderá comparecer ao hospital para verificar gratuitamente se é portador da doença.

Profissionais médicos do Cândido estarão disponíveis para atendimento à população. Quem apresentar a doença será encaminhado para tratamento. Em 90% dos casos a diabetes apenas é descoberta após a realização do teste de glicemia. Pais ou responsáveis ainda receberão orientações sobre como tratar diabetes e dicas para evitá-lo entre as crianças.

Além do atendimento, o hospital reunirá especialistas de todo o Brasil para discutir as causas da doença, formas de tratamento e ações preventivas. ‘É importante que os pais estejam atentos aos hábitos alimentares e à rotina de atividades físicas dos filhos. A melhor maneira de prevenir diabetes nas crianças é controlar a obesidade e mantê-las longe do sedentarismo’, explica Ana Chaddad, diretora do Hospital Infantil Cândido Fontoura.

Diabetes é uma doença que não tem cura e o tratamento é feito por meio de dietas, prática de exercícios físicos e injeções de insulina. Nos casos mais graves pode ocasionar problemas cardíacos, má circulação do sangue nos membros inferiores, problemas renais e visuais.

O Hospital Infantil Cândido Fontoura fica na rua Siqueira Bueno, 1.757 _Água Rasa, zona leste da capital.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde