Saúde: Crianças e adolescentes do Hospital Darcy Vargas visitam hoje exposição de Picasso

Evento faz parte do programa de humanização da Secretaria de Estado da Saúde

qui, 18/03/2004 - 7h43 | Do Portal do Governo

Trinta crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Infantil Darcy Vargas, da Secretaria de Estado da Saúde, visitam nesta quinta-feira, dia 18, às 9h45, a exposição do pintor espanhol Pablo Picasso no pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera.

A visita, gratuita, faz parte do programa de humanização implantado pela Secretaria nos hospitais públicos estaduais. O objetivo é resgatar a auto-estima e despertar a criatividade desses pacientes.

As crianças e adolescentes que participarão do evento tem entre 9 e 18 anos. Todas estão em tratamento contra câncer, diabetes, síndrome nefrótica, anemia falciforme ou insuficiência renal crônica. Elas serão acompanhadas por quatro funcionários do hospital, além de dois voluntários.

‘É importante estimular a criatividade e desenvolver atividades intelectuais com essas crianças. Elas precisam compensar as limitações físicas com atividades que lhes proporcionem prazer’, comenta a diretora do hospital, Tazue Hara Branquinho.

Desde que foi implantado no Darcy Vargas há 4 anos, o programa de humanização já realizou atividades com cerca de 500 pacientes. Pelo menos uma vez por mês crianças que realizam tratamento no hospital visitam peças de teatro, museus, atividades culturais e shows. ‘A melhora no humor e no estado de saúde é visível. Isso ajuda bastante na recuperação’, conclui a diretora.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

(AM)