Saúde: CPTM retoma campanhas contra as drogas e prevenção à Aids

Nesta sexta-feira, dia 23, companhia inicia as atividades

qui, 22/01/2004 - 18h09 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 23, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inicia as atividades de promoção de saúde em 2004, com as campanhas de Combate ao Uso de Álcool e Outras Drogas e Prevenção à AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), na Estação da Lapa, linha A (Brás – Francisco Morato).

Das 9h30 às 16h, voluntários da CPTM e do Centro de Prevenção de Assistência em DST/AIDS – Paulo César distribuirão 20 mil preservativos, além de folhetos com orientações sobre a AIDS e outras DST’s, aos usuários daquela estação.

Drogas

Com o apoio dos grupos de ajuda como o como AA (Alcoólicos Anônimos), Al -Anon (grupo de apoio a familiares de alcoólatras) e NA (Narcóticos Anônimos), a CPTM atenderá os usuários que sofrem com problemas relacionados a álcool e drogas.

Os interessados poderão obter orientação, indicação de local para tratamento e ainda assistir a palestras, sempre com o sigilo pessoal totalmente mantido.

Como o fluxo de pessoas é intenso, por exemplo, a Lapa, na Linha A, por onde passam diariamente 17.500 pessoas, as estações do sistema estão sendo utilizadas para essas campanhas, facilitando o acesso daqueles que desconhecem esse tipo de ajuda, que se sentem inibidos ou têm dificuldade em procurá-la.

Agenda 

A próxima etapa da campanha de Prevenção à AIDS/DST será na Estação Osasco, linha B (Julio Prestes – Itapevi), no dia 20 de fevereiro. Já a campanha de Combate ao Uso de Álcool e Outras Drogas retoma as atividades no dia 6 de abril, na Estação Pirituba, na Linha A.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)