Saúde: CPTM realiza campanha interna de doação de sangue

Doações podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 27

qua, 22/10/2003 - 13h47 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realiza, em parceria com a Fundação Pró-Sangue, até o dia 27 de outubro uma campanha interna de doação de sangue, que este ano será concentrada nos postos do Brás e de Presidente Altino.

Podem doar sangue pessoas maiores de 18 anos, que pesem mais de 50 quilos. O voluntário deve estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), e também bem alimentado, evitando comidas gordurosas.

Não podem doar, temporariamente, pessoas gripadas ou com febre, em tratamento médico, que tenham ingerido bebida alcoólica no dia da doação, que tenham feito acupuntura ou tatuagem nos últimos 12 meses.

Existem ainda impedimentos definitivos, como ter sido acometido por doença de chagas ou malária, hepatite após os 10 anos de idade, e ter comportamento de risco, a exemplo de múltiplos parceiros sexuais, usar ou ter parceiros usuários de drogas.

O sangue doado passa por uma série de testes, a fim de identificar eventuais doenças, desde chagas, até sífilis, HIV e hepatites B e C, entre outras.

No dia da doação os funcionários da CPTM deverão apresentar o RG e o crachá.

Locais e datas para a doação:

  • Presidente Altino – CREF 20 e 21 de outubro, das 9h às 11h
  • Brás – Posto Médico 22, 23, 24 e 27 de outubro, das 9h às 11h

    Da Assessoria de Imprensa da CPTM

    (AM)