Saúde: Coração artificial do Dante Pazzanese propicia prêmio de melhor bioengenheiro em 2004

Evento será nesta terça-feira, dia 14

seg, 13/12/2004 - 17h06 | Do Portal do Governo

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, da Secretaria de Estado da Saúde, tem em seu quadro de profissionais o melhor bioengenheiro de 2004. Aron José Pazin de Andrade coordena a criação do primeiro coração artificial com dois ventrículos do Brasil, projeto que propiciou o Prêmio Personalidade da Tecnologia, do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, a ser entregue nesta terça-feira, dia 14, às 19h30.

Em sua 18ª edição, o Prêmio Personalidade da Tecnologia tem como objetivo o reconhecimento de projetos de engenharia que ofereçam valiosa contribuição ao desenvolvimento em diversas áreas do País, inclusive a Medicina.

Desenvolvido em parceria com a Fundação Adib Jatene, o Coração Artificial Auxiliar (CAA) tem sido testado com grande sucesso em bezerros, animais que propiciam testes de coagulação do sangue, irrigação de todos os órgãos do corpo e eventuais rejeições ao dispositivo. Hoje o aparelho está na fase de testes em animais e já em 2005 deverá ser testado em humanos.

A principal diferença desse coração artificial em relação ao demais é que ele não substitui o coração natural, mas trabalha junto dele. Em uma eventual falha do aparelho, o paciente ainda tem o coração natural para mantê-lo vivo enquanto forem realizados os reparos necessários.

O Prêmio Personalidade da Tecnologia 2004 será entregue no auditório da do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo_ rua Genebra, 25 – Bela Vista, região central da capital.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.