Saúde: Controle da pressão no HSPE iguala-se ao primeiro mundo

Grupo de Hipertensão realiza palestras quinzenais

qua, 12/02/2003 - 16h58 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Hipertensão do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), entre junho de 1999 e junho de 2002, demonstrou que 25,6% dos pacientes com pressão arterial acima do normal (12 X 8), quando acompanhados, mantiveram a pressão sob controle. Esse índice é semelhante ao dos Estados Unidos, de 27,4%, que é o melhor do mundo, ou seja, um em cada quatro americanos mantém sua pressão controlada.

O autor da pesquisa, o médico cardiologista Luciano Cavicchio, explica que a hipertensão é a principal causa de aposentadoria por invalidez. O especialista acompanhou 660 pacientes do Grupo de Hipertensão, do qual é coordenador, com a idade média de 59 anos, durante três anos, auxiliado por um aparelho portátil que mede a pressão arterial durante 24 horas e que indica a alteração da pressão em diferentes momentos do dia.

Parte dos pacientes selecionados mantinha a pressão controlada e parte não mantinha controle, independente de ser um hipertenso leve ou grave. Com o uso do aparelho constatou-se que os pacientes que não mantinham a pressão controlada passaram a ter esse controle.

Para o Dr. Luciano fica claro que não basta a medição feita durante a consulta, pois o paciente apresenta oscilação da pressão arterial, e ao que tudo indica a ‘síndrome do avental branco’ contribui para o aumento da pressão. “A tendência nesses casos é o médico aumentar a dosagem de medicamento, o que causa mais efeitos colaterais”, afirma o médico.

O Grupo de Hipertensão do HSPE realiza palestras quinzenais com a equipe de médicos, nutricionistas, enfermeiras, assistentes sociais e psicólogas, além de promover caminhadas até o Parque do Ibirapuera e campanhas preventivas abertas à população.