Saúde: Conjunto Hospitalar recruta voluntários para projeto Biblioteca Viva

Encontro será realizado neste sábado, das 9h às 12h

qui, 27/10/2005 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba, da Secretaria de Estado da Saúde, recruta neste sábado, dia 29, das 9h às 12h, novos voluntários para o Biblioteca Viva, projeto que humaniza o atendimento hospitalar por meio da leitura aos pacientes internados ou em atendimento ambulatorial.

Neste encontro de sábado será mostrado o trabalho desenvolvido pelos mediadores de leitura, voluntários que possibilitam às crianças e adultos hospitalizados o contato com livros e histórias.

Os interessados em participar do projeto saem com uma visita ao Conjunto Hospitalar agendada, primeiro passo do treinamento que constará de encontros teóricos e da prática, diretamente nas alas onde ocorrem as mediações.

Para se tornar voluntário é necessário apenas ter disponível uma manhã ou uma tarde de qualquer dia da semana. As mediações de leitura ocorrem todos os dias da semana.

Há três anos o Biblioteca Viva é desenvolvido no CHS. Conta atualmente com 46 voluntários, atuando em diversas áreas da pediatria, inclusive UTI infantil, ala de queimados e moléstias infecciosas, enfermarias de adultos e ambulatório de especialidades. O acervo do hospital possui cerca de 1000 livros e revistas. No mês de setembro cerca de 1500 pessoas, entre crianças e adultos, tiveram contato com os livros por meio das mediações.

‘Ao ser hospitalizado, o paciente é afastado de sua casa, família e amigos, o que gera situações de insegurança. Com a humanização do atendimento conseguimos oferecer um acolhimento melhor ao paciente e diminuir o tempo de internação’, explica Sidnei Abdalla, diretor do hospital.

O encontro será no salão nobre da Faculdade de Medicina, 4º andar, da PUC/Sorocaba, na rua Tomáz Gonzaga, s/n_ no Jardim Vergueiro.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.