Saúde: Congresso na Capital reúne especialistas em dor

Evento, organizado pela USP, será realizado entre os dias de 3 a 5 de abril

sex, 21/02/2003 - 10h32 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


A Universidade de São Paulo realiza de 3 a 5 de abril o I Cindor – Congresso Interdisciplinar de Dor da USP. Serão apresentados os avanços e controvérsias na prevenção, diagnóstico e tratamento de dores crônicas e agudas. “A dor faz parte do cotidiano de muita gente. É o principal motivo das consultas médicas no Brasil”, afirma o Professor Dr. Manoel Jacobsen Teixeira, presidente do congresso.

“O constante desenvolvimento de pesquisas, com conseqüentes avanços e descobertas nos métodos diagnósticos e terapêuticos, torna necessária a reciclagem de conhecimentos”, assevera. No congresso, médicos, estudantes e profissionais de saúde poderão participar de mesas redondas, simpósios, workshops e cursos de atualização.

Autoridades nacionais e internacionais, especialistas no assunto discorrerão temas de interesse para reumatologistas, fisioterapeutas, fisiatras, cirurgiões dentistas, neurologistas, clínicos gerais, anestesistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, acupunturistas, assistentes sociais, especialistas em Medicina do Trabalho, e demais pessoas que trabalham no alívio da dor.

Entre os assuntos a serem discutidos estão: dor na infância, geriatria e gestação; cefaléia; dor oncológica; dor orofacial; fibromialgia (síndrome caracterizada por dor generalizada e fadiga); dores musculares; LER/Dort (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho); lombalgias; tendinite; artrite; osteoporose e técnicas especiais de acupuntura.

Ajudar o paciente

A intenção dos organizadores é debater os acontecimentos, progressos, desafios e controvérsias na luta contra a dor. “Queremos compreendê-la e combatê-la. Vamos discutir como entender e auxiliar o paciente”, afirma o presidente do congresso.

Questões como ansiedade e depressão, manejo farmacológico da dor, anestesia, história da dor, epidemiologia da dor no Brasil, metodologia na pesquisa da dor, o tratamento da dor à luz da bioética, e escolas para educação dos pacientes serão desenvolvidas.

Durante o evento serão realizados simultaneamente o V Simpósio Multidisciplinar de Afecções Músculo-Esqueléticas Relacionadas ao Trabalho – Ler/Dort, o VII Simpósio da Sociedade Médica de Acupuntura de São Paulo, o I Simpósio de Educação Continuada em Neurocirurgia Funcional – Dor, o IX Encontro de Diagnóstico e Controle da Dor Orofacial e o II Simpósio da Liga de Dor.

O evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças por profissionais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que integram o Centro de Dor e a Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia. A Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) também faz parte da organização do Congresso.

No encerramento serão anunciados os vencedores do Prêmio Anador de Incentivo à Pesquisa em Dor Aguda e Crônica. A programação completa do evento e a taxa de inscrição podem ser conferidas no site www.saudetotal.com/cindor.

Serviço
I Congresso Interdisciplinar de Dor da USP
Datas: 3, 4 e 5 de abril
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Avenida Rebouças, 600
Inscrições e informações pelo telefone (11) 3086-4106

Sirlaine Aiala