Saúde: Congresso em São Paulo discute os problemas da dor

Evento começou na manhã desta quinta-feira, dia 3, no Centro de Convenções Rebouças

qui, 03/04/2003 - 10h08 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do HC


O Centro da Dor do Hospital das Clínicas e a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) promovem o I Congresso Interdisciplinar da Dor para discutir os aspectos fisiopatológicos, clínicos e terapêuticos da fibromialgia. O evento, que começou nesta quinta-feira, dia 3, às 8 horas, e vai até o dia 5, no Centro de Convenções Rebouças, é destinado a médicos, estudantes e profissionais de saúde. Os três dias de debates abordarão avanços e controvérsias na prevenção, diagnóstico e tratamento de dores crônicas e agudas.

A doença tem como sintomas o cansaço, distúrbios do sono e dor generalizada, podendo envolver músculos, tendões e ligamentos. A Sociedade Americana de Fibromialgia (AFSA – The American Fibromyalgia Syndrome Association) revela que 5 % da população mundial apresenta a patologia. O aparecimento dos sintomas pode estar relacionado a fatores genéticos, estresse, mudanças hormonais, ansiedade e traumas físicos ou emocionais.

“A fibromialgia provoca alterações no humor e compromete o desempenho social, profissional ou escolar”, explica a coordenadora do Ambulatório de Fibromialgia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, fisiatra Helena Kaziyama. “A pessoa tende a diminuir ou interromper as atividades físicas, agravando ainda mais a condição da dor e perdendo qualidade de vida.”

SERVIÇO

I Congresso Interdisciplinar de Dor da USP
Centro de Convenções Rebouças – Av. Rebouças, 600 – São Paulo
Mais informações pelos telefones (11) 3086-4106 ou 3083-4029
A programação do evento está no site www.saudetotal.com/cindor

(AM)