Saúde: Conexão Médica transmite reuniões de Ortopedia e Traumatologia do HC

Transmissões acontecerão todas as quartas-feiras de agosto, das 8 às 9h30

sex, 01/08/2003 - 10h27 | Do Portal do Governo

A Conexão Médica transmite todas as quartas-feiras do mês de agosto, das 8h às 9h30, as reuniões de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. Realizadas há 50 anos, as reuniões visam apresentar e discutir casos que envolvam as áreas de Ortopedia e Traumatologia e levar atualização ao corpo clínico e aos profissionais de saúde de todo País. As reuniões são interativas e os interessados podem participar através do telefone (11) 3081-7882. Na quarta-feira próxima, 6 de agosto de 2003, o tema da reunião será Ortopedia Pediátrica.

‘Por meio da Conexão Médica, podemos ampliar o campo de alcance de nossas reuniões para fisioterapeutas, ortopedistas, fisiatras e enfermeiros de todo Brasil e levar para esses profissionais casos e ocorrências do maior serviço de ortopedia da América Latina, o do Hospital das Clínicas de São Paulo’, explica o Professor Marco Amatuzzi, coordenador das Reuniões de Traumatologia e Ortopedia do HC.

As reuniões abordam temas como Medicina Esportiva, Ortopedia Pediátrica, Oncologia Ortopédica, Traumatologia e Microcirurgia, Ortopedia de Adultos e Trauma Raqui-medular. De acordo com o professor Amatuzzi, ‘tudo o que faz parte de nossa especialidade é abordado e discutido durante as reuniões, para que possamos dar o tratamento adequado a cada caso e divulgar novos tratamentos aos profissionais envolvidos, o que se reverte em maior benefício aos pacientes’.

As próximas reuniões enfocam a Pediatria e são voltadas não só para pediatras e profissionais de Ortopedia, Traumatologia e Fisioterapia, como para médicos em geral e enfermeiros. ‘É uma boa oportunidade para que os profissionais de saúde se atualizem sobre as novas técnicas de tratamento e troquem experiências sobre procedimentos e casos ocorridos’, explica o Professor Associado do Serviço de Traumatologia e responsável pela área de Ortopedia Pediátrica do Hospital das Clínicas, Dr. Roberto Guarniero. Ele acrescenta ainda que ‘a transmissão das reuniões pela Conexão Médica democratiza novos conhecimentos e possibilita a reciclagem e o treinamento não só para os médicos ligados ao Hospital das Clínicas, como para profissionais de diversos pontos do Brasil’.

Programação

06/08 – Ortopedia Pediátrica
Participante: Profº Roberto Guarniero

13/08 – Pé Pediátrico
Participante: Profº Roberto Guarniero

20/08 – Trauma Pediátrico
Participante: Profº Roberto Guarniero

27/08 – Neuro Ortopedia
Participante: Profº Roberto Guarniero

Conexão Médica

Com tecnologia de vídeo digital, a Conexão Médica opera em banda larga, oferecendo a mais alta qualidade de imagens, sons, e dados para a transmissão de cirurgias e as mais avançadas técnicas desenvolvidas nos maiores centros de referência do mundo. O sistema é extremamente simples: para a recepção das imagens basta uma antena parabólica que capta o sinal do satélite e um decodificador que coloca este sinal como vídeo num computador. Esta solução pode ser instalada em qualquer local do Continente independentemente de qualquer outro tipo de telecomunicação que já exista no local.

A Conexão Médica leva atualização médica para todo o Brasil. Forma uma rede de instituições médicas, com a participação dos principais hospitais e os mais reconhecidos profissionais da área, para intercâmbio e difusão do conhecimento médico mais atual e relevante.

Médicos e profissionais da área da Saúde fazem sua atualização em instituições assinantes da rede que podem ser hospitais, clínicas, associações médicas, cooperativas e planos de saúde. Com isso é possível difundir o conteúdo a um número maior de profissionais e integrar o processo de atualização aos locais de trabalho.

Da Assessoria de Imprensa do HC

C.C.