Saúde: Conexão Médica transmite reunião do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC

Será no dia 27 de julho, com o téma é 'Oncologia Ortopédica'

qua, 21/07/2004 - 8h50 | Do Portal do Governo

A Conexão Médica transmite no dia 27 de julho mais uma reunião do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Estará em debate o tema “Oncologia Ortopédica”, sob a apresentação do Prof. Dr. Olavo P. Camargo.

A reunião tratará da discussão de casos clínicos e cirúrgicos, problemas diagnósticos e condutas de tratamento na oncologia ortopédica, com a coordenação do Prof. Dr. Marco Martins Amatuzzi, professor titular e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP. O assunto central foi escolhido pelos próprios médicos telespectadores da Conexão Médica e frequentadores das reuniões do IOT do Hospital das Clínicas da FMUSP, por meio de votação no site www.conexaomedica.com.br/iot e via telefone 800 770 7931.

De acordo com o Prof. Dr. Marco Martins Amatuzzi, a Ortopedia, como especialidade médica, não está muito afeita a tratar as doenças tumorais do aparelho locomotor, apesar de elas serem graves e com grande repercussão para a sobrevida os pacientes. Há necessidade absoluta de que nós, ortopedistas, sejamos reciclados para que possamos fazer um diagnóstico rápido e preciso de um tumor, antes de ele se agravar ainda mais. É preciso pensar nessa possibilidade para ter melhores resultados e o curso vai enfocar este aspecto fundamentalmente, com a organização do Grupo de Tumores Ósseos do IOT.

A possibilidade de o próprio médico escolher o tema que mais o interessa em termos de desenvolvimento profissional vem tendo excelente receptividade e o sistema será repetido pela Conexão Médica nas próximas reuniões do IOT. Para o programa previsto para 31 de agosto, médicos e profissionais de áreas correlatas poderão votar, até o dia 8 de agosto, entre os seguintes assuntos: 1) artroplastia; 2) ombro/cotovelo; 3) joelho; 4) pé adulto.

A votação pode ser feita tanto pelo site www.conexaomedica.com.br/iot quanto pelo telefone 0800 770 7931.

As reuniões mensais do Instituto de Ortopedia e Traumatologia contam com a participação de toda a equipe do IOT, além de renomados profissionais convidados e residentes. Podem ser acompanhadas em todo Brasil num dos 130 pontos de recepção da Conexão Médica.

Conexão Médica

A TVIP Conexão Médica, em parceria com conceituadas instituições médicas do Brasil e do exterior, transmite, diariamente, durante 24 horas, para 130 pontos de todo o País, uma programação de excelência em desenvolvimento profissional e atualização científica para profissionais dos mais diversos segmentos da Medicina e da Saúde. A missão da Conexão Médica é democratizar o conhecimento científico, possibilitando, dessa forma, um atendimento cada vez melhor e mais eficaz para os pacientes.

Entre as 130 instituições beneficiadas pela programação de desenvolvimento profissional da Conexão Médica, encontram-se diversos hospitais públicos, clínicas e hospitais privados de todos os portes, universidades, cooperativas médicas, planos de saúde e entidades médicas (veja link – www.conexaomedica.com.br/institucional/pontos.asp).

A Conexão Médica está revolucionando o desenvolvimento profissional continuado em saúde no Brasil, levando aos mais remotos centros médicos do País informações atualizadas sobre as técnicas mais eficientes e inovadoras da Medicina em tempo real e durante as 24 horas do dia. Estima-se que a Conexão Médica atinja cerca de 35 mil profissionais de saúde por mês. Os interessados podem obter informações adicionais no 0800.7707933.

Tecnologia

A Conexão Médica é um canal único de desenvolvimento profissional continuado à distância, que une os benefícios da plataforma IP (Internet Protocol) com a qualidade do protocolo DVB (Digital Vídeo Broadcast) e difusão via satélite, o que possibilita a condução de um grande fluxo de informação com confiabilidade, em tempo real e com imagem digital. O software Channel, desenvolvido pela própria Conexão Médica, suporta vídeo Streaming em formato Media Player e permite que o assinante tenha acesso à programação na tela cheia do computador com qualidade digital, sem que haja necessidade de aguardar download. Com esse sistema, os médicos podem assistir e interagir, ao vivo, em uma cirurgia, uma reunião ou no acompanhamento de um caso de emergência, em simpósios, conferências e cursos.

Para a recepção das imagens, basta apenas uma antena parabólica que capta o sinal do satélite e um roteador que armazena e dirige o sinal ao computador ou à rede da instituição. Esta solução pode ser instalada em qualquer local do Continente, independentemente de qualquer outro tipo de telecomunicação que já exista no local.

C.C.