Saúde: Comemoração do Dia Nacional do Doador incentiva doação de sangue

Ação será nesta quinta-feira, dia 25, no hemonúcleo da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

qui, 25/11/2004 - 7h18 | Do Portal do Governo

Atos de solidariedade marcarão as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta quinta-feira, dia 25, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com o objetivo de incentivar o aumento no número de doações. Entre as pessoas que doarão sangue no local, às 8h30, está o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Por ano, são registradas cerca de 900 mil doações em todo o Estado, que possui 10 hemocentros e cinco hemonúcleos, além de dezenas de postos de coleta. As cidades que mais coletam sangue são a capital, Ribeirão Preto e Campinas, Botucatu e São José do Rio Preto, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

‘É fundamental conscientizar a população sobre a importância deste ato de solidariedade que salva vidas. Além de conseguir novos voluntários, o grande desafio é tornar a doação de sangue uma rotina na vida dos cidadãos’, afirma o secretário Barradas Barata.

Estão aptas a doar sangue as pessoas em bom estado de saúde, de 18 a 65 anos e com peso acima dos 50 kg. Há alguns impedimentos para doação como ser portador do vírus HIV (Aids) e já ter contraído sífilis. Todo o sangue coletado passa por testes antes de ser utilizado. Para obter informações sobre postos de coleta na capital basta ligar para a Fundação Pró-Sangue, telefone: 3258-0822.

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo fica na rua Marquês de Itu, 579, Vila Buarque, na região central de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(C.C.)