Saúde: Começa hoje Conferência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica

Evento será realizado na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas

sex, 22/08/2003 - 8h27 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde promove, de sexta-feira, dia 22, até domingo, dia 24, 1ª Conferência Estadual de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), zona norte de São Paulo.

O objetivo da conferência é debater temas relevantes e propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e Medicamentos e garantir qualidade e eficiência no acesso da população brasileira a remédios na rede pública de saúde.

O encontro, que atende determinação do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, fornecerá subsídios para as propostas do Estado na 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, a ser realizada em setembro pelo Ministério da Saúde.

Além de integrantes da Secretaria, a conferência estadual também contará com a participação de 44 secretários municipais de Saúde, representantes do Ministério da Saúde, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), hospitais e servidores da área da saúde, totalizando cerca de 400 pessoas.

Durante os painéis, serão discutidos temas como desenvolvimento tecnológico, recursos humanos, acesso à assistência farmacêutica, participação da sociedade na efetivação da assistência farmacêutica, financiamento e qualidade de serviços e produtos.

“A idéia é ampliar o debate com a sociedade para assegurarmos a eficiência dos programas de distribuição de medicamentos na rede pública”, afirma o coordenador da conferência, José Carlos Seixas.

O Estado de São Paulo tem muito a contribuir com a discussão nacional em torno do assunto, uma vez que mantém, desde 1995, o programa “Dose Certa”, que distribui gratuitamente 40 tipos de medicamentos básicos para os 645 municípios paulistas. O governo estadual também disponibiliza medicamentos de alto custo para doenças como Aids, Gaucher e hepatites virais.

Serviço: 1ª Conferência Estadual de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, a partir das 18 horas de sexta-feira, dia 22, até domingo, na sede da APCD_ rua Voluntários da Pátria, 547, Santana.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde