Saúde: Começa hoje a ‘XI Semana Nacional de Aleitamento Materno’

Organização Mundial da Saúde considera ideal o aleitamento exclusivo até os seis meses

seg, 04/11/2002 - 8h34 | Do Portal do Governo

Com o tema: ‘Amamentação, Bom para a Mãe, Melhor para o Bebê com Benefício para toda a Sociedade’, começou nesta segunda-feira, dia 4, e prossegue até 10 de novembro, a ‘XI Semana Nacional de Aleitamento Materno’.

Durante a semana, as Direções Regionais de Saúde promoverão diversos eventos nos municípios de sua abrangência. Em São Paulo, o Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros realizará no dia 8 uma série de palestras sobre o tema e um encontro entre gestantes, familiares e equipe técnica do hospital.

Benefícios

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal o aleitamento exclusivo até os seis meses e a manutenção até pelo menos dois anos de idade, complementando com outros alimentos. Para a mãe, amamentar reduz o risco de câncer de mama e ovário, diminui o sangramento pós-parto, ajuda na volta ao peso mais rapidamente, além de aumentar o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Para o bebê, por ser um alimento completo, tanto do ponto de vista nutricional como imunológico, o leite materno protege contra diversas doenças infecciosas e alérgicas, e ainda previne problemas ortodônticos. O aleitamento é mais prático e econômico. Diminui as internações por doenças infecciosas, o que reduz o índice de infecção hospitalar e melhora a oferta de leitos.

Parceiros

Desde 2001 a Secretaria da Saúde trabalha em parceria com os carteiros e bombeiros no incentivo ao aleitamento. Os carteiros, depois do treinamento, atuam como agentes multiplicadores distribuindo impressos com orientações sobre os benefícios da amamentação.

Dentro do projeto Bombeiros Amigos da Amamentação, fazem coleta domiciliar de leite humano, de doadoras, para abastecer os bancos de diversos hospitais. A atuação dos bombeiros fez com que aumentasse em até 50% a oferta de leite. Em São Paulo, o primeiro hospital que teve a parceria dos bombeiros foi o Leonor Mendes de Barros que hoje tem um dos maiores bancos de leite do Estado.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde