Saúde: Combate à dengue terá reforço das Frentes de Trabalho e do Exército

Estado registrou redução de 54,6% no número de casos notificados

qui, 06/03/2003 - 13h06 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde


O Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual da Saúde, indica, em seu último levantamento mensal, que o Estado de São Paulo está conseguindo conter o avanço da dengue.

Em fevereiro de 2003 houve queda de 54,6% de casos notificados, em comparação com o mesmo período de 2002.

No mês passado foram registrados 3006 casos da doença. Já em fevereiro de 2002 houve 6621 notificações.

Mesmo com a diminuição, o Estado pretende manter o esforço contra o mosquito transmissor da doença. O governador Geraldo Alckmin já autorizou a contratação de 500 pessoas das Frentes de Trabalho, que foram selecionadas no ano passado e agora serão capacitadas pelas prefeituras.

Além disso, o Exército irá ceder 50 recrutas para cobrir caixas d’água e limpar terrenos abandonados. Os soldados serão deslocados para cidades onde ainda há surto da doença, como Itapevi e Jandira.
Os dois municípios são responsáveis por cerca de 50% dos registros de dengue no Estado, no mês passado. Itapevi teve 900 registros e Jandira, 534.

‘Não podemos relaxar. É hora de manter ações como essas e intensificar o trabalho. Após o Carnaval, há uma tendência de aumento no número de casos. É preciso muita atenção’, afirma o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A Secretaria também manterá as campanhas educativas para a população, distribuição de toucas para caixas d’água e parcerias com prefeituras.

C.C.