Saúde: Clemente Ferreira comemora 50 anos e ganha ‘Leia Comigo’ e Centro Psico-social

Comemoração será nesta sexta-feira, com a presença do secretário de Estado da Saúde

qui, 29/09/2005 - 11h25 | Do Portal do Governo

O Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) Clemente Ferreira, da Secretaria de Estado da Saúde, completa nesta sexta-feira, 30 de setembro, 50 anos de existência. Modelo de tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos e neurológicos, o hospital, em Lins, terá duas novidades para o jubileu de ouro: o projeto ‘Leia Comigo’ e um Centro de Atenção Psico-Social (Caps). O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estará no evento, a partir das 9h30.

O projeto ‘Leia Comigo’, lançado pela Secretaria em 2004, virou modelo para todo o Brasil. Agora no Clemente Ferreira, tem no mínimo 500 livros e jornais diários. Para os pacientes sem condição de sair do leito há carrinhos que distribuem as publicações.

Já o Centro de Atenção Psico-Social (Caps), já em funcionamento, recebe pacientes 24 horas por dia. Pessoas em surto, que necessitam de atenção de curta permanência, são tratadas na ala. Se em 10 dias não houve melhora, o paciente é encaminhado para internação. O Caps foi lançado como projeto-piloto em Lins e agra será efetivado.

O Cais Clemente Ferreira foi pioneiro na implantação de diversos programas que contribuíram para que o antigo modelo manicomial, de isolamento dos pacientes, deixasse de existir, além da criação de uma nova política de atenção ao portador de transtorno mental. Na busca da reabilitação psico-social de seus pacientes, nos últimos cinco anos o Clemente Ferreira encontrou 27 familiares de pacientes, que voltaram para suas casas após longo período de hospitalização. Além disso, providenciou documentos para 329 pessoas e benefícios da seguridade social para 96 pacientes.

Primeiro a implantar classes hospitalares para pacientes com paralisia cerebral, o hospital ainda tem um programa de inclusão educacional que alfabetiza pacientes jovens e adultos com necessidades especiais.

O número de residências terapêuticas será ampliado até dezembro para sete casas. As cinco ‘repúblicas’ já existentes abrigam 25 pessoas que gerem seus próprios lares com acompanhamento periódico de equipes da unidade.

‘É um orgulho para o governo do Estado a comemoração de 50 anos do Clemente Ferreira. A unidade está sendo modernizada e mostra como o atendimento aos pacientes psiquiátricos foi modernizado’, afirma o sceretário Barradas Barata.
O Cais Clemente Ferreira fica na estrada Lins-Guaiçara, km 04_ em Lins.

Secretaria de Estado da Saúde