Saúde: Cinema do Servidor Público abre as portas para alunos de escola estadual

Cinema do hospital faz parte do Programa de Humanização do Atendimento

ter, 13/07/2004 - 9h48 | Do Portal do Governo

Era o último dia de aula dos alunos da Escola Estadual Cesar Marttinez, parte deles poderia ter faltado, mas a presença era de 100%, porque no dia 07 de julho elas estavam no anfiteatro B, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), para assistirem ao filme Spirit – O Corcel Indomável. Essas sessões de cinema fazem parte do Projeto Convalescença pela Arte que pertence ao Programa de Humanização do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

A linha de humanização dentro da atividade hospitalar foi adotada pelo atual Superintendente do Iamspe, Dr. Milton Flávio Marques Laustenschlager, desde sua posse em março de 2003. No início, as sessões de cinema aconteciam de forma caseira destinadas a pacientes do Programa de Atenção ao Idoso, às crianças internadas na Pediatria e às da Creche do Instituto. As sessões transformaram-se em ‘Cinema com Pipoca’, pois elas passaram a ser distribuídas durante o filme. Com a parceria com o Projeto Cinemagia, em abril deste ano, o cinema no Iamspe se profissionalizou.

“É muito bom poder estender esse projeto para a comunidade, facilitar o acesso à arte do cinema às crianças de escolas da região”, disse o Dr. Milton Flávio. Antes do início do filme, o coordenador do Projeto Convalescença pela Arte, Dr. José Antonio Jordão de Araújo Ribeiro Neto, saudou os alunos do ensino fundamental, convidando-os para voltarem sempre.

A professora coordenadora da escola, Solange Aparecida da Silva, ressaltou que esta atividade extra-curricular ajuda a trabalhar a interdisciplinariedade. “As professoras podem fazer a reescrita da história e a interpretação dos personagens com os alunos. Com certeza aceitaremos o convite e viremos com outras turmas após o retorno das aulas em 26 de julho”, explicou.

A primeira vez

Começa o filme e a luz se apaga. Rostos com expressões de admiração e gritos se confundem com o barulho do filme. De repente, olhos atentos e cochichos com os colegas. Gabriel Ferreira dos Santos, 8 anos, aluno da segunda série, assistiu pela primeira vez à sessão de cinema. “Achei muito legal, o que mais gostei foi o final do filme quando o cavalo encontra sua mãe e os amigos”, disse animado.

Talita de Paula Valdevino, 7 anos, aluna da segunda série, também teve sua estréia como telespectadora de cinema. “Gostei muito do tamanho da imagem e do final do filme”, falou. Ambos concordaram em um ponto: “Gostaríamos de voltar para assistir outros filmes”.

Por fim, houve muito aplauso e uma grande festa, que só recompensou o Iamspe e o Projeto Cinemagia por mais esta experiência. Não se sabia o que brilhava mais, a grande tela ou o sorriso das crianças.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.