Saúde: Centro reabilitação na Cracolândia é eleito o melhor de São Paulo no combate ao cigarro

Premiação do Inca coloca o Cratod entre as seis melhores unidades de saúde do país na área

sex, 27/08/2004 - 19h05 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, foi a unidade de saúde que melhor combateu o tabagismo na cidade de São Paulo em 2003. É o que demonstra estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, que nesta sexta-feira, 27 de agosto, entrega troféu e certificado de ‘Honra ao Mérito’ à instituição.

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a premiçação homenageará Estados, municípios, escolas e unidades de saúde que mais se destacaram no desenvolvimento de ações de controle do tabagismo em 2003. O Cratod está entre as seis unidades de saúde do Brasil e será a única da capital paulista a receber o prêmio, no Rio de Janeiro.

Criado em junho de 2002, o Cratod foi implantado na zona central da capital, mais conhecida como Cracolância, por causa do alto índice de consumo de crack. O atendimento na instituição é multidisciplinar, acompanhando desde a desintoxicação até o resgate da auto-estima. O índice de reabilitação da dependência de drogas é de cerca de 30%. Isso vale para os países do primeiro mundo e para o Cratod.

‘O Cratod dá certo porque os usuários de álcool, tabaco e outras drogas sentem que a postura é de acolhimento. A premiação do Inca é o reconhecimento de um trabalho novo, iniciado há apenas dois anos e que já tem resultados expressivos’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) fica na rua Prates, 165, Bom Retiro.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde/L.S.