Saúde: Centro Latino-Americano de Informações em Ciências da Saúde comemora 35 anos

nd

qua, 17/04/2002 - 18h12 | Do Portal do Governo

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) completa 35 anos no próximo dia 22 de abril. Na ocasião, estarão presentes representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), autoridades e colaboradores, que participarão de um dia de festividades na sede da Bireme, Rua Botucatu, 862, Vila Clementino, zona sul de São Paulo.

A Bireme é resultado de um acordo entre a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Ministérios da Saúde e da Educação, Secretaria de Estado de Saúde e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM). Foi criada, em 1967, com base no acervo da então Escola Paulista de Medicina.

Por anos, funcionou como biblioteca comum, dando acesso às melhores coleções científicas da América Latina. Com a tecnologia, cresceu acompanhando a produção científica dos países atendidos, por meio de parcerias com outras instituições.

Atualmente, é possível acessar produções brasileiras e de outros países, com terminologias de busca específicas, entre outros avanços, como a Biblioteca Virtual em Saúde, uma estante virtual especializada. ‘Fazer 35 anos é um marco. Principalmente porque poucas instituições de informação em ciências da saúde sobrevivem por tanto tempo de forma tão progressiva’, diz Abel Laerte Packer, diretor da Bireme desde 1999

A Biblioteca Virtual representa o modelo de cooperação da OPAS em informação científico-técnica na era da Internet e busca promover o acesso eqüitativo à informação. Mais de 1000 centros de informação da América Latina e Caribe relacionam-se direta ou indiretamente com a BVS.