Saúde: Centro de Vigilância Epidemiológica realiza simpósio sobre meningite

Evento será realizado amanhã, dia 5, em Marília

qua, 04/06/2003 - 9h07 | Do Portal do Governo

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 5, das 8h às 12h, II Simpósio sobre Meningites Bacterianas, em Marília. No evento serão apresentados dados sobre a doença no Estado.

Desde 1999 os postos de saúde no Estado têm a vacina contra o hemófilo b, um dos agentes causadores de meningite bacteriana em crianças menores de cinco anos. A partir da vacinação o número de casos nesta faixa etária caiu 87,5%, de 358 em 1999 para 44 em 2002.

O simpósio mostrará a importância da notificação da doença ao CVE e do envio de dados para o Instituto Adolfo Lutz. Com essas informações o Lutz identifica as bactérias e determina o grau de resistência aos antibióticos. Estarão no evento o coordenador da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Luiz Jacintho da Silva, e o diretor do CVE, Carlos Magno Fortaleza.

A meningite é a inflamação das membranas que recobrem o cérebro e medula espinhal, causada freqüentemente por vírus ou bactérias. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça e rigidez na nuca. A transmissão da forma bacteriana é por tosse, espirro ou secreções da boca e nariz.

Na doença viral a transmissão acontece da mesma forma, incluindo fezes. A forma viral é benigna e evolui para cura na maioria das vezes sem internação. Já a bacteriana tem letalidade de cerca de 17% e depende de antibióticos para a cura.

O II Simpósio sobre Meningites Bacterianas será no Hotel Sunvalley – rua Aimorés, 501 – bairro Salgado Filho, Marília.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde