Saúde: Centro de Vigilância Epidemiológica promove simpósio sobre pneumonia atípica

Evento será realizado nesta segunda-feira, dia 23

seg, 23/06/2003 - 9h34 | Do Portal do Governo

O Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretária de Estado da Saúde, realiza nesta segunda-feira, dia 23, das 9h às 18h, o Simpósio de Atualização em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mais conhecida no Brasil como pneumonia atípica.

Especialistas discutirão temas como a situação mundial da doença, aspectos virológicos do coronavirus, precauções para pacientes internados e no domicílio e limites éticos e legais da quarentena.

‘A pneumonia atípica é emergente e epidêmica. O mundo todo está se organizando para enfrentá-la. A importância de um evento como esse é reunir especialistas da área para disponibilizar as últimas informações sobre a doença e padronizar condutas’, explica Luiz Jacintho da Silva, superintendente da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), um dos palestrantes.

Para Carlos Magno Fortaleza, diretor do CVE o momento é oportuno para realizar o Simpósio. ‘Justamente quando começa a circular a informação de um possível recuo da epidemia é que a vigilância precisa ser redobrada. Não podemos relaxar o controle porque a doença é recente. Todos os dias descobre-se novas possibilidades de transmissão’. Segundo a OMS, o padrão C significa que o país tem casos prováveis autóctones entre pessoas que não foram identificadas previamente como contato de casos prováveis de Sars.

O Estado de São Paulo, mesmo antes do registro do primeiro caso suspeito, disponibilizou leitos em quartos com pressão negativa em cinco hospitais. Até hoje três casos suspeitos da pneumonia asiática foram registrados no CVE. Um deles, o da jornalista inglesa, teve a sorologia concluída pelo Instituto Adolfo Lutz e não foi encontrado o Coronavírus, característico da Sars. Mesmo assim, não fica afastada a hipótese da jornalista ter contraído a doença. A técnica utilizada pelo Lutz é a mesma adotada no mundo todo, mas dependendo do material colhido, não tem sensibilidade suficiente para isolar o vírus.

O Simpósio, dirigido a profissionais de saúde, será realizado na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, na Barra Funda (Memorial da América Latina). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo fax (11) 3066 8268 / 30668265 ou 30668411. O modelo de ficha está disponível no site do CVE: www.cve.saude.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde