Saúde: Centro de Tecnologia do HC facilitará troca de informações entre profissionais da área

Cetec terá equipamentos para fazer conexão do HC com qualquer centro de saúde do mundo

seg, 05/07/2004 - 14h10 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 5, está sendo inaugurado o Centro de Tecnologia (Cetec) do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, com a transmissão de uma cirurgia por videoconferência, interligando o Centro Cirúrgico ao Anfiteatro do ICHC. Também está sendo realizada a discussão de um caso clínico em dermatologia, em conexão com o Hospital Universitário (HU) da USP.

O Cetec terá equipamentos para fazer a conexão do HC a qualquer centro de saúde do mundo, por videoconferência e internet. Os profissionais do Hospital poderão desenvolver ações de teleducação e teleassistência, como cursos de capacitação e educação continuada, consultas e trocas de experiências entre médicos, transmissões de cirurgias e discussões sobre casos clínicos. Outras unidades da USP relacionadas à saúde também poderão utilizar o Centro como suporte para conferências e atividades com uso de tecnologia digital.

Criado sob a coordenação da disciplina de Telemedicina, da FMUSP, o Cetec servirá de base para os sistemas de educação e assistência desenvolvidos por este grupo de pesquisa. Entre os trabalhos, estão o Cyberambulatório – que possibilita a qualquer médico receber orientação de especialistas do HC -, o Cybertutor – que disponibiliza cursos eletrônicos sobre assuntos escolhidos pelos profissionais interessados – e o Projeto Homem Virtual, que oferece representações tridimensionais e animadas do corpo humano, utilizadas para o aprendizado e melhor interação com os pacientes.

A inauguração também intensifica a atuação do HC na Estação Digital Médica, rede nacional que visa interligar hospitais, universidades e postos de saúde, a fim de otimizar a pesquisa, o ensino e a assistência no campo da medicina.

O evento foi realizado no anfiteatro do Centro de Ensino Prof. Dr. Berilo Langer, no 5º andar do ICHC, que fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, São Paulo.
Com entrada aberta a todos os interessados.

Da Agência USP de Notícias

C.C.