Saúde: Centro de Referência e Treinamento DST/Aids participa de testes para vacina anti-HIV

Projeto recrutará 200 voluntários para testar a vacina

ter, 04/02/2003 - 8h13 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Treinamento DST/aids-SP, sede da Coordenação do Programa Estadual Doenças Sexualmente Transmissíveis/aids-SP, iniciou no último dia 6 de janeiro, o Projeto HM (Homem e Mulher). Esta iniciativa faz parte de uma rede internacional de colaboração para o desenvolvimento de uma vacina contra o HIV (HVTN), organizada em 1999, e financiada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. No Brasil foram selecionados dois locais de pesquisa, o CRT DST/aids (São Paulo) e o Praça XI (Rio de Janeiro).

Trata-se de projeto de caráter sociocomportamental que concentrará esforços na preparação de um local que possa acolher, no futuro, testes de vacinas anti-HIV em fase 3. A fase 3 é a última etapa de testes pelos quais passa um produto vacinal e envolve um grande número de voluntários em todo o mundo.

O Projeto HM tem por objetivos identificar os fatores que levam uma pessoa a se candidatar a pesquisas de testes de vacinas contra o HIV/Aids, acompanhar o status sorológico dos voluntários e identificar os fatores que os expõem ao risco de infecção pelo HIV durante o período da pesquisa.

Neste momento o CRT DST/aids-SP está recrutando voluntários (100 homens e 100 mulheres) que serão acompanhados durante um ano. Poderão participar da pesquisa voluntários que tenham entre 18 e 60 anos, não portadores do vírus HIV, heterossexuais, sexualmente ativos, residentes na região metropolitana de São Paulo. O recrutamento deve durar em torno de seis meses.

A importância desse projeto é indiscutível, uma vez que a melhor estratégia a longo prazo para o controle da epidemia de HIV/Aids é o desenvolvimento de uma vacina que seja segura, eficaz e acessível. Diariamente 14 mil pessoas se infectam com o HIV no mundo. No Brasil estima-se que 600 mil pessoas estejam infectadas com o HIV. Até março de 2002 foram notificados 237.588 casos de Aids em nosso país.

Interessados em participar do projeto podem obter mais informações no CRT DST/Aids SP, Rua Santa Cruz 81 – Vila Mariana, SP CEP 04121 000 – Telefone (0xx11) 5087-9832 de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas.

Assessoria de Imprensa do CRT DST/Aids

C.C.